Educação Tecnologia e Games

Universidades se unem para promover virtualmente o Seminário Internacional de Extensão e Pesquisa

Estácio, Damásio Educacional, UniMetrocamp e UniToledo se reúnem para discutir o contexto da educação no pós-pandemia em evento gratuito e aberto à comunidade

Do desejo de estimular e valorizar a pesquisa científica gestada em quatro importantes instituições privadas da região Centro Sul, nasceu o SEPESQ – Seminário de Extensão e Pesquisa  e a II Jornada de Iniciação Científica da Estácio Curitiba e da FATEC. O evento, que será realizado pelo Microsoft Teams, tem como tema “O contexto da educação no pós-pandemia”, acontece virtualmente nos dias 21 e 22 de outubro, das 8h às 21h, na Estácio Curitiba e demais Universidades da região.  O evento irá contemplar atividades de internacionalização com professores e alunos estrangeiros convidados realizando apresentação de trabalhos.

O SEPESQ tem como principal objetivo proporcionar à comunidade acadêmica espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, nacionais e internacionais das diversas áreas de conhecimento. Além disso, tem por finalidade, integrar ações e eventos de diferentes instituições de ensino superior que estão localizadas na região Centro Sul, promovendo intercâmbios, trocas de experiências, conexão e proximidade com toda a comunidade acadêmica e egressos da graduação e pós-graduação. 

Nesta edição, o SEPESQ se propõe a reunir, expor e discutir programas de iniciação científica e de extensão, trabalhos de conclusão de curso e outros resultados de pesquisas de alunos da graduação e pós-graduação, além disso, busca na programação a integração conjunta das instituições participantes com a realização de atividades locais de cunho científico. 

Dentre os palestrantes convidados destacam-se a pesquisadora, profa. Maria Inês Fini, que é Doutora em Ciências – Educação, Pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior e ex-presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/MEC (2016 a 2019). 

Segundo Thais de Abreu Lacerda – coordenadora geral do SEPESQ, em 2020, diante de um cenário de pandemia mundial, a equipe responsável pela gestão acadêmica vislumbrou uma grande oportunidade frente à necessidade de migração das atividades presenciais para as virtuais. “Vamos promover um grande fórum de discussão focado na pesquisa e extensão envolvendo 26 campi, pertencentes às instituições de ensino Estácio, Damásio Educacional, UniMetrocamp e UniToledo, construindo juntas um espaço dialógico de crescimento acadêmico buscando antever os desdobramentos que vivenciaremos no estado pós-covid-19”, diz Lacerda. 

Este evento é gratuito e aberto ao público. Interessados devem se inscrever como ouvintes. A programação completa por unidade está disponível no site do SEPESQ (https://sepesqcentrosul.com/). As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.