Bem Estar Cultura

Unimed Curitiba patrocina Projeto Vida que será lançado amanhã

Nesta quinta-feira, dia 20/5, acontecerá exibição de vídeos dos heróis da pandemia. Também faz parte dessa ação uma exposição e um livro

Diante do cenário de uma crise sanitária que marca a humanidade e será para sempre lembrada pelas mudanças causadas, os profissionais da saúde se destacaram pelo seu protagonismo e cuidado com o próximo. As experiências que muitos deles vivenciaram, e continuam vivendo, foram retratadas no Projeto Vida – Histórias da Pandemia que conta com exibição de vídeos, um livro e uma exposição. Patrocinado pela Unimed Curitiba, o projeto é uma iniciativa da Montenegro Produções, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o apoio da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Greca Asfaltos, Tecnolimp e Engepeças.

Serão três ações diferentes, sendo que a primeira acontecerá nesta quinta-feira, dia 20 de maio, às 19h. Será uma projeção na fachada do Hospital de Clínicas de 30 minutos no total, com sessões de 6 minutos cada. As gravações trazem depoimentos de profissionais de saúde diretamente envolvidos no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em um dos maiores centros de combate ao coronavírus no país. Para a exibição será utilizado um projetor barco de 26 mil ANSI, equivalente à qualidade dos equipamentos usados pela Disney e pelas apresentações de Natal no Palácio Avenida. O evento poderá ser acompanhado pelo perfil no Instagram e no canal do Youtube dos Amigos do HC.

Livro traz história da cooperativa

Já em agosto próximo será publicado um livro escrito por Guilherme Krauss. Com pesquisa realizada por jornalistas, escritores e pesquisadores, a obra faz um recorte da vida reconstruída após o isolamento social com novos hábitos, posturas e pensamentos. Além disso, a publicação conta uma parte da história da Unimed Curitiba que completa 50 anos no dia 06 de agosto.

“Olhar para o passado nos ajuda a compreender o presente e tomar decisões melhores no futuro. Ao resgatarmos a história da humanidade, percebemos que as crises, reestruturações e mudanças são uma constante. Há 50 anos o mundo passava por uma crise na saúde’, impulsionada pela influência de um modelo médico hegemônico, de altos custos, que não compreendia as necessidades de atendimento do ciclo da saúde-doença-cuidado. Toda essa história, trilhada inicialmente pelos médicos fundadores, será apresentada nessa obra, que enaltece a mobilização da humanidade em se adaptar às mudanças”, destaca o diretor-presidente da cooperativa, Rached Hajar Traya.

Exposição interativa

A exposição de arte interativa do Projeto Vida acontecerá quando os eventos presenciais foram liberados novamente. Estão previstas na ação análises e previsões sobre os impactos deixados pela COVID-19 na vida das pessoas durante a pandemia, com entrevistas de médicos, psicanalistas, terapeutas, economistas, sociólogos e filósofos.