Cultura

Unidades do Museu de Energia participam da 19ª Semana Nacional de Museus

Pólos de São Paulo (Capital), Itu e Salesópolis terão programação especial ao longo de toda a semana; iniciativa é promovida desde 2003, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibran), e reúne instituições de todo país

As unidades do Museu da Energia presentes em São Paulo, Itu e Salesópolis farão parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus – que acontece até o próximo dia 23 de maio, domingo. 

A temporada cultural é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O objetivo é promover uma grande ação coletiva a fim de promover, divulgar e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Nesta edição do evento (que ocorre desde 2003), a temática que vai nortear as apresentações será ‘O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar’. A escolha do assunto é tradicionalmente feita pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus – e sempre busca uma reflexão quanto aos aspectos atuais vivenciados por nós.

Museus de todo país participarão das atividades. A maior parte da programação se dará através de videoconferências, debates e exposição virtuais na plataforma Google Arts & Culture. Mas também haverá algumas atividades presenciais, como no caso de Salesópolis (detalhes abaixo).

Segue o link da plataforma onde estarão presentes os conteúdos do MESP, MEI e MES:

https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-energia-e-saneamento

CAPITAL

Na capital, o Museu da Energia de São Paulo vai explorar os diferentes momentos e grupos que ocuparam o prédio do museu – que fica sediado em umcasarão construído entre 1890 e 1894, no bairro de Campos Elíseos. Um vídeo inédito, com memórias e depoimentos de pessoas que fizeram parte da história do local, será exibido, revelando fatos até então nunca contados.

O conteúdo estará disponível a partir desta quarta-feira (19/05), nas redes sociais do Museu da Energia, que são: 

Facebook: facebook.com/museudaenergia 

Instagram: instagram.com/museudaenergia 

Youtube: youtube.com/c/MuseudaEnergia 

ITU

Em Itu, a 19ª Semana Nacional dos Museus será celebrada com a exposição virtual “História, Casa e Pandemia” – inspirada  a partir de objetos e memórias pessoais que permearam o cotidiano doméstico durante a pandemia da COVID-19. A produção eatá prevista para lançar a partir desta sexta-feira (21/05), na plataforma Google Arts & Culture.

Produzida pelo Museu de Energia de Itu, a exposição é uma reflexão sobre as mudanças na vida doméstica, no trabalho, nas relações pessoais e no consumo, transformações causadas pelo isolamento social e registradas em forma de memórias. 

Mesa Redonda – Também em Itu e por meio do Museu da Energia de Itu, será transmitida, no próximo dia 23, das 10 às 12 horas, pelo Google Meet, uma mesa redonda que terá como pauta, justamente, o futuro dos museus em meio à pandemia e como recuperar e reimaginá-los para as próximas décadas.

SALESÓPOLIS

Já no Museu da Energia de Salesópolis a programação para o festival será a realização do roteiro “Caminhos da Energia” – um tour apresentando todas as etapas da geração da energia hidrelétrica, tendo como principal exemplo a Bacia do Rio Tietê.