Novidades

UniCuritiba e Criadouro Onça Pintada unem esforços para a preservação da fauna silvestre

Uma parceria inédita acaba de ser firmada entre o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – e o Criadouro Onça Pintada. Oficializado na quarta-feira (17/11), o convênio de cooperação técnica permitirá que estudantes do curso de Medicina Veterinária e de outros cursos deem atendimento e ajudem nos cuidados com os mais de 2,2 mil animais abrigados no local.

Mantido pela Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, o Criadouro Onça Pintada tem programas de recomposição e manejo da fauna, com o desenvolvimento de pesquisas e técnicas de criação e reprodução das espécies. Localizado em Campina Grande do Sul, a 30 quilômetros de Curitiba, o local conta com mais de 150 recintos para 190 espécies de aves, mamíferos e répteis.

O diretor do UniCuritiba, Cristiano Ferreira de Assis, ressalta a relevância da parceria para a instituição e para todos os acadêmicos, especialmente os estudantes de Medicina Veterinária. “O Criadouro Onça Pintada vai proporcionar aos nossos estudantes uma experiência prática, única e incrível envolvendo pesquisa, conservação da vida silvestre e perpetuação da fauna e da flora brasileiras”, diz.

Por outro lado, continua o diretor, o Criadouro contará com a expertise de todos os cursos e áreas de conhecimento do UniCuritiba para potencializar seu projeto e os impactos gerados. “Tenho certeza de que a nossa parceria vai proporcionar grandes resultados para a sociedade.”

Ensino, pesquisa e extensão


Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Uriel Cotarelli de Andrade, a sinergia entre a direção do Criadouro Onça Pintada e do UniCuritiba levou à formalização deste importante convênio. “Nosso lema é mudar o país pela educação e não vamos medir esforços para a conscientização, o ensino e as pesquisas que contribuam com a preservação da fauna brasileira e a redução dos impactos ambientais”, garante.

O diretor geral do Criadouro Onça Pintada, Luciano do Valle Sabóia, explica que o espaço é destinado à conservação, preservação e reintrodução de espécies ameaçadas. “Das 20 espécies de animais silvestres que estão em extinção no Brasil, 12 estão sendo preservadas dentro do Criadouro. Esse convênio com o UniCuritiba vem ao encontro da nossa esperança de que o Criadouro se perpetue por muitos anos e que a sociedade perceba que é a preservação da natureza que vai garantir a sobrevivência humana na terra.”

Preservação da fauna e flora


O Criadouro Onça Pintada segue os padrões exigidos pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e colabora para a preservação e perpetuação da fauna e da flora silvestres do país.

Por sua filosofia conservacionista, o local não é aberto ao público como um zoológico convencional e as visitas são proibidas. Tudo para manter a paz e a tranquilidade dos animais.

Além das parcerias com instituições públicas e privadas, o Criadouro Onça Pintada conta com o apoio de empresas e da comunidade para doações. O local também recebe ecovoluntários que podem permanecer nos alojamentos e trabalhar com tratadores, biólogos e veterinários após um treinamento. Além da mão de obra, é necessário contribuir com recursos para a manutenção do projeto.

Como ser um ecovoluntário


Para ser um ecovoluntário é necessário gostar da natureza e dos animais, ter idade mínima de 18 anos, ter paciência, saber trabalhar em equipe e preencher o formulário de inscrição em http://criadourooncapintada.org.br/colabore/
Durante a estadia, os voluntários podem ajudar no preparo da alimentação dos animais, tratamento e recuperação, limpeza dos recintos, estufa para cultivo de plantas que visam à produção de folhas e frutos usados na dieta dos animais e acompanhar a rotina das aves, mamíferos e répteis sob a supervisão de profissionais especializados.
A intenção da Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre é ampliar as atividades do Criadouro Onça Pintada e, por meio da divulgação dos trabalhos, obter a ajuda de mais patrocinadores para que a riqueza dos recursos ambientais e científicos sejam compartilhados com entidades de pesquisa e com a sociedade.

Sobre a Ânima Educação


Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares