Bem Estar Cultura

Atuação em prol da comunidade: UniCuritiba é reconhecida

Atuação em prol da comunidade: responsabilidade social vai muito além das práticas de empresas para o bem-estar coletivo. O compromisso com a sociedade mobiliza também professores e estudantes do ensino superior que levam o conhecimento para fora das salas de aula. Um exemplo é o UniCuritiba e seu trabalho junto à comunidade.

O centro universitário que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país, acaba de receber o selo “Instituição Socialmente Responsável” por seus 23 projetos de pesquisa e extensão em diferentes áreas. A certificação é concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

De acordo com o supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão do UniCuritiba, professor Jorge Augusto Feldens, contribuir com a sociedade e ainda ter o trabalho reconhecido é uma satisfação. “Nós queremos transformar o país pela educação. É isso o que nos move e nos motiva. Esse reconhecimento é a prova de que estamos no caminho certo e de que nosso corpo docente e discente está engajado”, comemora.

Atuação em prol da comunidade

Os projetos de pesquisa e extensão do UniCuritiba envolvem diversas frentes de trabalho e áreas do conhecimento, mobilizando os estudantes em ações de atendimento e prestação de serviços à comunidade. Uma das iniciativas auxilia imigrantes e refugiados por meio de uma parceria do curso de Relações Internacionais com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Entre as ações está um curso de língua portuguesa ministrado gratuitamente aos sábados pela manhã por estudantes do UniCuritiba. Durante as aulas, imigrantes e refugiados recebem noções do idioma que facilitam o contato com autoridades migratórias, a busca por empregos, acesso a serviços de saúde, retomada dos estudos e outras atividades essenciais do dia a dia.

Além disso, foram editadas cartilhas bilíngues para orientar estrangeiros que vivem no Brasil e realizado um curso sobre direito migratório. Estudantes do curso de Relações Internacionais também promoveram uma campanha de agasalho para imigrantes. Todo o trabalho é capitaneado pela professora de Direito Internacional Público e Privado, Michele Hastreiter, coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Cuidado com os pets
Atuação em prol da comunidade: Centro Universitário recebeu o selo "Instituição Socialmente Responsável", da ABMES

O projeto Saúde Única Bem-estar Social e Animal, coordenado pela professora Fernanda Bortolotto, conta com a participação de 60 estudantes de todos os períodos do curso de Medicina Veterinária. Dentro do conceito de multidisciplinariedade, a iniciativa tem como objetivo instruir a comunidade sobre a preservação do meio ambiente e os cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais.

Atuação em prol da comunidade: Centro Universitário recebeu o selo "Instituição Socialmente Responsável", da ABMES

Na área da odontologia, dois projetos se destacam. Um deles, sob a coordenação do professor Luiz Eduardo Baglioli Sniecikovski, faz o estudo epidemiológico das questões odontológicas de famílias abrigadas em uma ONG de Curitiba. A população de um abrigo do município também recebe atenção bucal por meio de um projeto coordenado pela professora de Odontopediatria, Lorena Ferreira de Lima.

O professor Jorge Feldens lembra que a lista de projetos é muito maior, assim como os benefícios à comunidade e aos estudantes que participam de cada iniciativa. “Com as atividades de extensão, há uma conexão do mundo acadêmico com a sociedade e todos saem ganhando”, avalia.

Resultados no Brasil

O selo da ABMES atesta a preocupação e o compromisso com o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável das comunidades. De 2005 a 2020, mais de 1,9 mil instituições de ensino superior (IES) aderiram à campanha, promovendo mais de 90 mil atividades e 16 milhões de atendimentos à população.

Os projetos envolvem diversas áreas, como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, inclusão social e digital, meio ambiente, atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades.

O objetivo da ABMES é aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social e estimular nas IES o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva.

Confira também: Natal do Boticário resgata a essência da época mais mágica de Curitiba