Bon Vivant Cultura Educação Novidades

Uma Espetacular mostra de artes para crianças

Em sua quarta edição, o evento oferece atrações nacionais e internacionais de múltiplas linguagens em vários espaços de Curitiba. Tudo começa com um piquenique na praça.

O mês de novembro chegou e traz com ele a quarta edição da Espetacular – Mostra de Artes para Crianças, com atrações nacionais e internacionais. Uma das maiores mostras de artes para crianças do Brasil, a Espetacular vai oferecer teatro, circo, dança, performance, música, artes visuais e literatura. As apresentações serão entre os dias 15 e 24 de novembro, em diferentes espaços da cidade de Curitiba e com a maior parte da programação gratuita.

A abertura será com um piquenique na praça 29 de Março, parceria com o projeto Brincar na Praça.  “Este será o nosso coquetel de abertura”, adianta a organizadora da Espetacular, a produtora Michele Menezes. “O Brincar na Praça é um projeto que promove atividades em praças da cidade semanalmente. Ações como esta, do Brincar e da Espetacular, geram reações positivas em cadeia para a cidade”, pontua ela. Durante o coquetel, o Grupo Pantalla fará a primeira apresentação da quarta edição da Espetacular, o concerto didático “Ciranda para Mozart”, que além da fruição musical para todas as idades vai levar informações sobre as criações e o compositor.

Entre os convidados da Espetacular 2019 está também o espetáculo “Flou!”, do espanhol radicado em São Paulo, Ieltxu Ortueta, que fará sua apresentação no Museu Oscar Niemeyer.  FLOU! é uma performance interativa para crianças pequenas (0 a 8 anos) que, sentadas ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida e dialogam com o performer para que “alguns desenhos depois” surjam outros desenhos recortados feitos em experiências anteriores.

Com curadoria assinada por Fatima Ortiz (Curitiba), Bebe de Soares (Alemanha), Michele Rolim (Porto Alegre) e pela coordenadora do projeto Michele Menezes, a Espetacular recebeu mais de 250 projetos interessados em participar do evento, que a cada ano se fortalece como um espaço pensado para estimular nas crianças o conhecimento e o gosto pelas artes e se firma como importante para a cidade, para o Estado e para o país. “Muitos artistas da cidade entraram como parceiros e isso é tão importante quanto a própria realização do projeto. Ver como a sociedade, artistas, instituições e profissionais, inclusive de outras áreas, toparam e se engajaram é sinal inequívoco do quanto consideram a mostra relevante”, observa a coordenadora.

A Mostra Espetacular nasceu em 2015 e recentemente foi convidada a integrar a FIBRA (Rede de Festivais Internacionais brasileiros para crianças e jovens), que reúne os maiores festivais internacionais para este público do país e que articula o desenvolvimento, financiamentos e intercâmbios internacionais. A Espetacular também fechou uma importante parceria com a Amazonas Network, agenciadora internacional, sediada na Alemanha, coprodutora do FITA Chile, que é responsável pela curadoria internacional do projeto.

A programação completa está disponível no site da mostra www.espetacular.com.br e nas redes sociais, com todos os detalhes também sobre as atividades que precisam de ingressos e inscrições.