Bem Estar Saúde

Turma da Mônica participa da Semana de Vacinação nas Américas 2020

Personagens fazem parte da campanha da OPAS, braço latino-americano da Organização Mundial da Saúde (OMS), que será realizada de 25 de abril a 2 de maio, para divulgar a importância da vacinação

A Mauricio de Sousa Produções se une à OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), braço latino-americano da Organização Mundial da Saúde (OMS), no apoio à 18ª SemandVacinaçãdaAméricas, que acontece de 25 de abril e 2 de maio. Os personagens da Turma da Mônica aparecem em postagens de rede social, com o objetivo de estimular a vacinação. Com o tema “Ame. Confie. Proteja” a ação deste ano quer lembrar o amor: que as pessoas têm por seus filhos, por si mesmas e por suas comunidades.

Os personagens do bairro do Limoeiro Mônica, Magali, Milena, Cascão, Cebolinha e Jeremias juntos reforçam a importância da adesão às vacinas para prevenir doenças durante todas as etapas da vida. A Semana de Vacinação das Américas tem como principal objetivo despertar e fortalecer a confiança da sociedade na capacidade das vacinas de salvar vidas, fornecendo proteção contra doenças para todos, em qualquer lugar. Durante os 18 anos da campanha, mais de 806 milhões de pessoas já foram vacinadas.

Segundo a OPAS, a vacinação é um serviço essencial que precisa continuar, com as adaptações necessárias às realidades locais, para proteger os agentes de saúde e a comunidade como um todo durante a pandemia da COVID-19, evitando que surtos de doenças que podem ser prevenidas pela imunização sobrecarreguem ainda mais o sistema de saúde.

Muitos países da região das Américas no momento estão focando suas campanhas na vacinação contra o virus sazonal da influenza, para prevenir doenças respiratórias graves, e na imunização contra o sarampo, para proteger as crianças e prevenir surtos da doença.

A Turma da Mônica se junta a outras celebridades e artistas, que emprestaram suas vozes para a Semana da Vacinação, incluindo o medalhista olímpico jamaicano Usain Bolt e o astro do futebol uruguaio Edinson Cavani, entre outros.

“É essencial que a vacinação prossiga durante a pandemia da COVID-19, e somos gratos à Turma da Mônica por nos apoiar na divulgação desta mensagem,” afirmou Andres de Francisco, diretor do Departamento de Família, Promoção da Saúde e Curso de Vida da OPAS.

Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica e de mais de 300 personagens, recebeu o título de “Campeão de Saúde das Américas” em 2003 pela OPAS, por seu trabalho na comunicação de mensagens de saúde pública para crianças e adultos. Segundo ele, participar de campanhas como essa é essencial para combater doenças que podem ser prevenidas pela vacinação. “Precisamos destacar a capacidade das vacinas para salvar vidas e oferecer proteção contra doenças para todos, independentemente do lugar em que estejam”, pontua.