Novidades Tecnologia e Games

Smart City Session 2021 debate o protagonismo das cidades na Semana de Inovação do Paraná

A 3ª edição da Semana de Inovação do Estado do Paraná – realizada pelo Governo do Estado com a coordenação da Superintendência Geral de Inovação e com apoio da Celepar – traz uma novidade para quem busca se atualizar sobre temas e transformações de cidades inteligentes:  o Smart City Session 2021, com três painéis digitais na terça-feira (5 de outubro), das 14h às 17h, que vão reunir profissionais em debates sobre inovação, tecnologia, governança, sustentabilidade, economia criativa, cultura, educação e muito mais.

Realizado pelo iCities, empresa pioneira no Brasil em projetos e soluções para Cidades Inteligentes, com mais de dez anos no mercado, a edição anterior do evento Smart City Session reuniu mais de 70 palestrantes em dois dias de programação intensa e muita troca de conhecimento. O Smart City Session 2021 traz três trilhas de discussões: políticas públicas, negócios e educação e cultura. As inscrições são gratuitas, com acesso online.

Confira os detalhes da programação:

14h – Painel 1: Cidades Inteligentes no Brasil e seu primeiro instrumento de agenda pública

Painel sobre a origem e o papel da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, lançada no Smart City Session 2020, que agora apresenta os seus principais impactos e formas de como implementá-la nos municípios. Mediação: Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities, diretor do Smart City Expo Curitiba e embaixador no Brasil da Fira Barcelona.

15h – Painel 2: Smart City na prática: educação e cultura 

O painel apresentará o que são Cidades Inteligentes pela visão centrada no cidadão, a importância da capacitação para a sustentabilidade dos projetos e a comunicação cidadã como chave para promover a mudança de cultura nas cidades. Mediação: Eduardo Marques, sócio-diretor e diretor de Estratégia e Inovação no iCities, conselheiro do Instituto Nacional de Infraestrutura, Construções Inteligentes e Sustentáveis (INICIS).

16h – Painel 3: Fomentando parcerias e negócios de sucesso 

Painel sobre o universo de negócios e possibilidades que as Smart Cities proporcionam para gerar uma maior qualidade de vida aos cidadãos junto ao desenvolvimento socioeconômico das cidades. Mediação: Caio Castro, sócio-diretor e diretor de relacionamento com mercado do iCities, consultor, palestrante, foi membro do Global Shapers Community, iniciativa do Fórum Mundial.

Sobre o Smart City Session

Realizado pela primeira vez em dezembro de 2020, o Smart City Session foi a primeira edição brasileira de um evento inteiramente online sobre smart cities, chancelada pela Fira Barcelona, tendo como ponto alto o lançamento da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes. Em dois dias de evento, o Session 2020 debateu quatro pilares temáticos relacionados ao cenário das cidades e soluções pós-pandemia: Felicidade e Bem Estar; Legado da Pandemia; Resiliência do Espaço Urbano; e Governança e Economia.

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.