Bon Vivant Últimas

Sharbats: bebida ideal e refrescante para os dias mais quentes

O verão sempre pede uma alimentação mais leve e equilibrada. E a gastronomia libanesa é rica em opções leves capazes de incrementar esse “cardápio de verão” com sabor e qualidade.

Mas pouco falamos nas opções de bebidas como os deliciosos Sharbats, não alcoólicos e maravilhosamente refrescantes, muito populares em todo o Oriente. Talvez o primeiro “refrigerante” da história, uma vez que é uma espécie de suco preparado a partir de frutas ou pétalas de flores. A história mostra os primeiros relatos do sharbat no século XII, em um livro persa, onde o médico islâmico real Ismail Gorgani descreve diferentes tipos de sharbats no Irã, incluindo ghooreh (uva azeda), anar (romã) e sekanjebin (hortelã).

Os Sharbats certamente foram criados justamente por haver poucas maneiras de preservar e transportar frutas frescas no passado. Por isso, os frutos permaneciam sazonais e locais, exceto quando podiam ser secos ou reduzidos em caldas, que são duas formas que serviram como base para a criação dos drinques não alcoólicos.

Os Sharbats lembram muito a granita, outra iguaria gelada italiana e a raspinha ou raspadinha aqui no Brasil, onde raspas de gelo vem saborizadas com caldas comestíveis. E é essa delícia gelada que Vaneska Berçani, do restaurante Mezmiz, traz no cardápio em três sabores: romã, amora e rosas.

Servido sempre em um copo cheio de gelo, os Sharbats chamam atenção pelo sabor adocicado e colorido. “Eles sempre agradam nos dias quentes e combinam muito com o cardápio de verão como quibe cru, as opções de saladas e as mezzes”, explica. Ele é feito com 1 dose de xarope de frutas, um pouco de limão espremido, bastante gelo e água com gás para completar.

Ainda destaque para os dias quentes da estação, o Mezmiz tem outras bebidas, como os drinks engarrafados prontos para beber da Pépe, além das cervejas artesanais e locais Fumaçônica, Maniacs e Brooklyn, que harmonizam perfeitamente com os diferentes pratos árabes da casa.

O restaurante funciona de segunda a sábado, das 11h às 23h, e aos domingos, das 11h às 16h.

Fonte: https://www.196flavors.com/azerbaijan-sharbat/