Bem Estar Saúde

SESC São Paulo prepara diversas atrações para a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum

Seguindo o objetivo continuado de elevar o patamar de discussões sobre o amadurecimento para reflexões sobre o processo de envelhecimento saudável e ativo, em todas as esferas da sociedade e não apenas entre os longevos, o SESC São Paulo participará da Longevidade Expo+ Fórum – Maratona Digital com grandes atrações.

Os caminhos da tecnologia para quem está amadurecendo servirão de tema dos debates no painel sobre Gerontecnologia, no qual se discutirá um dos assuntos que foi artigo principal da Revista Mais 60, editada pelo SESC São Paulo: Estudos sobre Envelhecimento.

No evento, o SESC São Paulo receberá a atriz Zezé Motta para debater dados da pesquisa Idosos no Brasil, realizada pelo Sesc em parceria com a fundação Perseu Abramo, e que investigou componentes do imaginário social brasileiro sobre o envelhecimento, dados sociodemográficos e temáticas como o uso de internet, práticas e fruição culturais, autoimagem, direitos sociais (educação, saúde e trabalho), violência, moradia e laços afetivos, entre outras temáticas. o perfil sobre lazer, entretenimento, raça, etnia, comportamento, entre outro.

E, para encerrar as atividades culturais na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum, o convidado do SESC São Paulo será o dançarino, coreógrafo e terapeuta de movimentos, Ivaldo Bertazzo, que promoverá uma aula prática sobre a psicomotricidade e sua importância para uma longevidade saudável.

“O foco da nossa participação na Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum é a atuação dos eixos programáticos do Trabalho Social com Idosos do Sesc, para abordarmos temáticas voltadas à sociedade e cidadania; arte e expressão e corpo e movimento”, comenta Alessandra Nascimento, da GEPROS (Gerência de Estudos e Programas Sociais) do Sesc SP. Ela completa: “nossas ações são sempre baseadas em diagnósticos da realidade e a pandemia nos possibilitou a percepção de que ações online também são viáveis e inclusivas para o público longevo. Dessa forma temos promovido as ações do Sesc com um intensivo programa digital e também estaremos presentes neste evento para ampliarmos os debates sobre a longevidade”.

Confira a programação de atividades do SESC São Paulo na Maratona Digital da Longevidade Expo+ Fórum:

Sexta-feira, 20/11 – 19h10

Tema: Gerontecnologia: contribuições para a longevidade.
Curadoria: SESC São Paulo
Mediador: Alessandra Nascimento (Sesc SP)
Convidada: Carla da Silva Santana Castro (SBGTEC)

Sábado, 21/11 – 10h

Tema: Pesquisa Idosos no Brasil: saúde, lazer e atuação na longevidade
Curadoria:SESC São Paulo
Mediador: Gabriel Alarcon ( Gerência de Estudos e Programas Sociais, SESC São Paulo) e Rosângela Barbalacco (Gerência de Estudos e Programas Sociais no Sesc SP).
Convidadas: Zezé Motta – atriz e cantora brasileira

Sábado, 21/11 – 20h30

LONGEVIDADE EXPO+FÓRUM – APRESENTAÇÃO CULTURAL DE ENCERRAMENTO
Tema: Como exercitar e despertar o corpo.
Curadoria: SESC São Paulo
Mediador: Gustavo Nogueira (Sesc SP)
Convidado: Ivaldo Bertazzo – Dançarino brasileiro, coreógrafo e terapeuta de movimentos.