Mundo Empresarial

Sebrae/PR apresenta programa que prepara startups para investimentos

Live sobre o programa Capital Empreendedor acontece no dia 20 de maio para Curitiba, região metropolitana e litoral

A Regional Leste do Sebrae/PR promove nesta quinta-feira (20), uma live para apresentação do Capital Empreendedor, programa nacional voltado para startups e negócios inovadores que querem se aproximar e negociar com investidores. O encontro acontece a partir das 18 horas pelo canal do Youtube do Sebrae/PR e pode ser acessada aqui.

A live vai oferecer detalhes sobre o programa, dicas e detalhes sobre inscrições. Em seguida, o evento contará com a presença do fundador e CEO da startup Cor.Sync, Raul Macedo, que vai contar um pouco sobre a experiência que teve no ano passado quando sua empresa chegou à etapa final do programa. Além disso, Linda Machado, da Curitiba Angels, e Cibele Higino, da HI Capital, vão falar sobre teses de investimento e preparação de startups.

A consultora do Sebrae/PR, Vivian Escorsin, afirma que o Capital Empreendedor é um programa de grande importância para que a startup conheça mais sobre o mundo dos investimentos, possa formatar seu negócio e entenda que tipos de investimentos podem ser mais apropriadas ao momento da empresa.

“É muito importante que os empreendedores conheçam as regras do mundo dos investimentos e entendam qual o melhor momento para buscar determinado tipo de aporte, o que é necessário para isso e quais as etapas existentes. Além disso, o programa também oferece excelentes oportunidades para estabelecer contatos com investidores e também com outras startups e atores desse mercado”, explica ela.

O Capital Empreendedor vai selecionar 30 startups do Paraná. As inscrições vão até o dia 26 de maio. A primeira etapa será relacionada à capacitação dos empreendedores com workshops e mentorias para conhecer as etapas de investimentos e os principais mecanismos de funcionamento e critérios de decisão de um investidor.

Já a segunda, com dez startups, engloba mentorias que vão colaborar para o desenvolvimento da empresa, com temas como adequações no modelo de negócios, comportamento, internacionalização, governança, máquina de vendas, produtos, dados, marketing e negociação, além de treinamentos para a realização de um pitch de vendas. Todas as etapas serão realizadas online. Para a etapa final, as startups selecionadas participarão de um circuito de investimentos para uma banca de especialistas que deve acontecer em novembro, em São Paulo. No ano passado, quatro startups paranaenses participaram da fase final do programa.