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SBCoaching lança microfranquia para coaches interessados em empreender na carreira

Suporte metodológico, tecnológico, mentoria e uso da marca podem garantir 40% de lucratividade ao franqueado

 

Em uma iniciativa inédita no Brasil, a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching) desenvolveu um modelo de negócio no formato de microfranquia para oferecer aos coaches uma oportunidade de terem seu próprio negócio. A proposta é que eles possam ir além da atividade como profissionais liberais e autônomos, empreendam e ofereçam soluções e treinamentos de coaching e alta performance, além dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional. “Identificamos que muitos coaches extremamente competentes estavam com dificuldades para alavancarem suas carreiras. Foi aí que usamos a expertise e credibilidade da SBCoaching para criar este modelo de microfranquia, no qual um dos diferenciais é o portfólio de soluções internacionais exclusivas que nossos microfranqueados poderão oferecer a pessoas e empresas; são treinamentos de eficácia comprovada e autoria de gente como Brian Tracy, um guru do coaching e da alta performance nos negócios, e que no Brasil tem licenciamento exclusivo e só pode ser oferecido pela SBCoaching”, explica Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

O custo da microfranquia é de R$ 25,5 mil e há uma estimativa de 40% de lucratividade, com o retorno do investimento previsto em 8 a 12 meses. Como se trata de um negócio sem taxas mensais, o capital de giro está ligado somente às despesas de operação de um trabalho que pode ser full ou part time. “É o primeiro projeto com o objetivo de potencializar consistentemente a atuação de coaches e aumentar seu sucesso profissional”, destaca. Entre os benefícios adquiridos ao ingressar na franquia estão: utilização da marca, portfólio exclusivo de soluções, material de marketing completo, mentoria (acompanhamento semanal com especialistas para acelerar os resultados) e treinamento presencial intensivo com o próprio Villela da Matta, sobre marketing, vendas, estratégia e empreendedorismo. Primeiro master coach do País com mais de 10 mil horas de prática e 20 anos de experiência, tendo sido executivo em corporações globais, Villela é muito respeitado no mercado, por ter trazido o coaching para o Brasil, ter formado milhares de coaches e hoje presidir a bem-sucedida empresa, que detém 80% do mercado de formação da profissão e possui diversas linhas de negócios ligadas ao ramo de desenvolvimento e alta performance pessoal e profissional.

O projeto de microfranquias é uma ação do braço corporativo da SBCoaching, a SBCoaching Corporate, e em termos econômicos está alinhado a um cenário de crescimento da demanda por coaching em empresas e por profissionais focados em suas carreiras. Mesmo com a crise econômica que vem assolando o mercado de trabalho brasileiro, o crescimento da contratação de processos de coaching, soluções e treinamentos de alta performance cresceu em média de 30 a 35% em um ano, segundo matéria publicada no jornal Valor Econômico do dia 01/09/2016, realizada com entrevistas de grandes consultorias de RH que atuam nacionalmente.

O potencial de crescimento da profissão é confirmado ainda pelo estudo realizado pela ICF-International Coach Federation, no qual foi constatado que, somente na América do Norte, existe uma proporção de 46 coaches para cada 1 milhão de habitantes; enquanto na América Latina, este número cai para 4,4. Uma combinação interessante para empreender: demanda e espaço para atuar.

Ainda sobre análise do mercado, o custo da microfranquia a enquadra na categoria de micro e pequenas empresas, que, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), são os tipos de empresas que mais geram empregos atualmente no Brasil. Divulgada pelo Sebrae, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou uma alta taxa de empreendedorismo no País – 39,3% em 2015 – o que justifica o fato de que os empreendedores ao montarem seus negócios, também empregam outros profissionais, gerando, assim, um efeito multiplicador de resultados positivos, com aumento de renda e melhoria da qualidade de vida.

O modelo de microfranquia da SBCoaching foi lançado recentemente acabou de ser lançado, mas já tem cerca de 30 microfranqueados em diversas cidades do País. Geograficamente, os franqueados são gerenciados via CRM e uma vez cadastrado um cliente, o prestador da região tem preferência no atendimento para que não ocorra canibalização na rede.

Segundo Villela da Matta o investimento se justifica principalmente pelos benefícios tanto para o coach quanto para o coachee: “o coach se sente mais seguro e tranquilo para conduzir seus processos, já que vai trabalhar com uma metodologia encapsulada em um processo lógico e sequencial, e conta com todo o suporte para fazer seu negócio prosperar; enquanto o coachee contrata o serviço com a certeza de um profissional extremamente preparado, que vai aplicar um método com resultados comprovados”.