Bem Estar Novidades Saúde

Saúde Sem Estigma: Novo podcast busca trazer ao público principais informações sobre doenças com alta incidência do Brasil

Iniciativa da Gilead Sciences Brasil aposta em formato de áudio para conscientizar a população sobre diversas enfermidades, começando pelas hepatites virais

Para promover a discussão sobre temas relacionados à saúde e bem-estar de forma descomplicada e desconstruindo estereótipos, a farmacêutica Gilead Sciences lança o podcast semanal Saúde sem Estigma. A iniciativa conta com a participação de médicos especialistas para debater os principais aspectos de doenças como hepatites virais e HIV, formas de tratamento e a importância do diagnóstico.

Em comemoração ao Julho Amarelo, mês da luta contra as hepatites virais, os primeiros episódios serão focados na doença e as discussões terão como foco contribuir para a criação de uma cultura que conscientize a população dos riscos potenciais da condição e ampliar a aderência à testagem voluntária.

O podcast está disponível nos principais serviços de streaming: SpotifyDeezerAmazon Music e outros.

De acordo com dados de 2020 do Ministério da Saúde, cerca de 1 milhão de brasileiros convivem com o vírus da hepatite sem saber. Gerente médica sênior da Gilead, Isabela Dutra aponta que um dos grandes desafios para o tratamento é a dificuldade em diagnosticar os pacientes, já que a maioria é assintomática e só apresenta sinais da enfermidade em estágios avançados.

“Precisamos levar informações para a população porque quando falamos para as pessoas se testarem para as hepatites virais, muitas vezes elas sentem que não estão em risco por não sentirem nada. Mas, se pararmos para refletir, todo mundo já foi exposto à alguma situação em que poderia ter sido contaminado, desde fazer as unhas até ir ao dentista”, explica.

Além disso, a médica ressalta que a pandemia do coronavírus trouxe alguns agravantes para as doenças hepáticas. “Um exemplo é o aumento do consumo de álcool pela população. Então, aqueles que já têm uma doença hepática vão ter um impacto desfavorável na evolução da sua doença. É muito importante que a gente consiga identificar o vírus antes que o paciente tenha uma complicação avançada como cirrose ou câncer de fígado”, alerta.

A frente do projeto, a diretora de Assuntos Externos da Gilead, Marília Casseb, afirma que a empresa tem focado em buscar soluções criativas e diferentes para lidar com os desafios a sociedade enfrenta, principalmente aqueles voltados para a saúde e o bem-estar.

“Uma das formas de fazer isso é levar informação para o público em novos formatos, trazendo sempre informações técnicas e comprovadas com o parecer de especialistas. Com o podcast, vamos conseguir alcançar as pessoas estejam elas em casa, dirigindo, lavando a louça ou fazendo outras atividades e possivelmente prevenir o agravamento de doenças”, observa.

Diretor geral da companhia, Christian Schneider complementa que a Gilead desenvolve remédios para que as pessoas possam levar uma vida saudável e longa. “Mas isso não é possível se não chegarmos no diagnóstico. Queremos conscientizar as pessoas, ressaltando pontos de atenção, promover a testagem e, se for necessário, ajudá-los a driblar uma doença. Dessa forma, conseguimos promover um cuidado com a saúde mais completo e efetivo”, analisa.

Confira a programação dos primeiros episódios:

Programa 1 – O que são as hepatites virais? 

Entrevistada: Dra. Isabela Dutra (Gilead Sciences Brasil)

Programa 2 – Covid x Hepatite – o cuidado com a hepatites durante a pandemia do coronavírus.

Entrevistados: Dra. Isabela Dutra (Gilead Sciences Brasil) e Dr. Álvaro Costa, infectologista

Programa 3 – Evolução dos tratamentos e o Plano de eliminação até 2030

Entrevistados: Dr. Eric Bassetti (Gilead Sciences Brasil) e Dr. Álvaro Costa, infectologista

Programa 4 – Dia Mundial do Combate às Hepatites Virais: Importância do diagnóstico e a população de risco

Entrevistados: Dra. Isabela Dutra (Gilead Sciences Brasil) e Jeová Pessin Fragoso (Grupo Esperança)