Cultura Novidades

Sala de Leitura Nuang Caminhos da Liberdade promove contação de história para crianças

A Sala de Leitura Nuang Caminhos da Liberdade, localizada no Museu Histórico da Cidade, na Gávea, promove contação de histórias e bate-papo com a escritora Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando e gestora do espaço. As atividades presenciais acontecem nos dias 23 e 24/ 09, sempre às 10h, seguindo todos os protocolos sanitários. A entrada é gratuita.

“A proposta do espaço é convidar o público infantojuvenil para um passeio pela cultura afro-brasileira e as memórias da infância”, destaca Janine Rodrigues.

Idealizado pela Piraporiando, a sala Nuang Caminhos da Liberdade é inspirada na história da escritora Janine Rodrigues, que escreveu a história ainda na infância e que guarda memórias de sua família e de sua infância.

A obra literária foi publicada em 2018 por meio da Piraporiando, editora e edtech de educação para a diversidade. Com ilustrações da artista Luciana Nabuco, a obra literária é premiada e reconhecida nacional e internacionalmente, principalmente pela abordagem da escritora que discute a diversidade, a cultura africana e afro-brasileira.

A obra foi recebeu em 2018 a Chancela da Fundação Cultural Palmares, por fomentar a cultura afro-brasileira e atuar em prol da educação antirracista, além de dar origem ao projeto Jornada Literária Nuang – caminhos da liberdade, projeto premiado e que se baseia nas atividades brincantes da autora Janine Rodrigues.

Atividades para toda a família

A sala de leitura Nuang Caminhos para a Liberdade é um espaço de leitura, criação e imaginação que celebra a diversidade. O espaço será utilizado para o público em geral e também para professores desenvolverem atividades de arte-educação.

Além da obra literária Nuang e outras publicações da Piraporiando, que abordam diversidade, estarem disponíveis para a leitura, o espaço propõe atividades que estimulam a criatividade e também a importância na diversidade.

“Nossos passos vêm de longe… nossos passinhos também”: espaço para reunir a família, amigos, escolas e pensar: o que você fazia ou sentia quando criança e que agora, vê o mesmo acontecendo com as crianças? A proposta é estimular o diálogo sobre estas memórias e descubram como estes passos e passinhos se reúnem no decorrer do tempo.

“Memória de infância”: quais brincadeiras você lembra? Quem eram seus heróis e heroínas? O público é estimulado a acessar suas memórias da infância para contar para seus colegas, filhos e filhas, alunos e alunas.

“Varal das histórias”: espaço lúdico para escrever cartas para a personagem Nuang e para, quem sabe, recontar a história do livro. Novos finais, outros personagens…use a criatividade e a imaginação para se conectar com Nuang.

”Cabelos, coroas’: com o uso do giz, o público é estimulado a desenhar o cabelo das personagens dos livros, afinal, para o povo Uthando os cabelos são, na verdade, coroas.

A sala de leitura ‘Nuang – Caminhos da Liberdade’ é uma iniciativa da Piraporiando patrocinada pela em Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e com Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, e foi aprovado na LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA, EDITAL DO PRODUTOR CULTURAL – EDITAL No 01/2019.

Serviço:

O que: Contação de Histórias e bate-papo com Janine Rodrigues na Sala de Leitura ‘Nuang – Caminhos da Liberdade

Onde: Museu Histórico da Cidade – estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea

Quando: 23 e 24/09, sempre às 10h. Entrada gratuita. Consultar no site do museu os horários de funcionamento.