Doutor Carreira Mundo Empresarial

Quando o inesperado acontece!

Na nossa última coluna, prometi voltar para contar como escrevi meu primeiro livro! E essa história também mostra como me tornei o palestrante e coach de carreira que sou hoje…

Desde 2011 eu palestrava em várias escolas pela empresa de energia onde trabalhava. Dei muitos treinamentos, realizei vários encontros de pessoas em busca de recolocação profissional e tudo se encaminhava muito bem.

Até que tive uma surpresa!

Justamente eu, que ajudava as pessoas a conseguirem um emprego ou a empreender, em 8 de março de 2016, fui demitido. Faltavam apenas 3 anos para eu me aposentar e fui desligado da empresa depois de 30 anos de trabalho, aos 44 anos de idade. Não tinha tempo suficiente para pedir minha aposentadoria e, então, meu chão se abriu!

Peguei minhas coisas, coloquei em uma caixa e fui acompanhado até a Portaria para entregar meu crachá. Parecia um pesadelo do qual eu iria acordar a qualquer momento. Muitas pessoas do meu trabalho me mandaram mensagens de despedida e agradecimento.

Apesar de chocado, eu não estava disposto a desanimar! Era hora de provar que tudo o que eu havia colocado no livro que comecei a escrever era perfeitamente aplicável rumo ao sucesso em qualquer tempo e qualquer idade. Contatei 3 amigos palestrantes e resolvemos criar o projeto “As 4 colunas do sucesso empresarial”. Com este projeto, nos lançamos no mercado e passamos a dar palestras e treinamentos em empresas. E publiquei meu livro.

Mas, depois de 4 meses, só restaram 2 integrantes: eu e Lucia Alves, minha sócia atualmente na Expertise Treinamentos. Passamos muitas dificuldades para manter a empresa de pé. Neste período, apareceu a oportunidade de administrar uma escola de cursos profissionalizantes que estava com dívidas e baixo faturamento. Aceitei o desafio de administrá-la e compraria cotas mês a mês com a melhora da empresa.

A mesma coisa aconteceu com uma empresa de construção de software de ensino de idiomas, que também estava em crise – resolvi entrar na sociedade para salvar a empresa. Eu não tinha salário em nenhuma das empresas – tinha que construir meu salário mês a mês, com a melhora nos resultados, e foi o que eu fiz.

Foi aí que percebi que toda a minha habilidade como gestor seria colocada à prova. Minha maior preocupação, no começo, foi que não demitíssemos ninguém e não atrasássemos o pagamento. E assim aconteceu durante a maior crise da história do País. Não desligamos ninguém e nem atrasamos os pagamentos.

Foi quando descobri que há um terceiro mal a ser combatido além de demissão e depressão profissional: a ineficiência nas empresas.

Reduzimos custos, mudamos de imóvel para diminuir aluguel, cortamos pacotes de
telefonia desnecessários, corremos atrás de novos clientes e ajustamos todas as contas. Como não tinha salário destes projetos, sai em busca de quem quisesse contratar minhas palestras e meus treinamentos de sucesso na carreira profissional. Tive a oportunidade de palestrar e treinar nas maiores empresas do Brasil dos segmentos bancário, cosméticos, brinquedos, energia, educação, seguros, varejo e imobiliário, entre outros.

Hoje, dou palestras sobre sucesso na carreira, liderança e empreendedorismo.

Mais uma vez, me lembrei da minha mãe, que sempre repetia que Deus fecha uma porta, mas abre uma janela. Só que eu não esperava que a janela fosse tão grande…

Desde 2016, tenho colecionado experiências em uma jornada que agora levo muitas pessoas comigo!

E nestes 3 anos, tive a oportunidade de palestrar nas maiores empresas multinacionais e estive em palcos consagrados no Brasil e no exterior!

Continue acompanhando nossa coluna! Tenho muitas dicas para dar a vocês, leitores, que querem se destacar no mercado de trabalho ou empreender!