Mundo Empresarial

Programa Gratuito de Apoio às Empresas do Cesuca está com inscrições abertas

A iniciativa do Núcleo de Negócios da instituição, ocorre no segundo semestre, e tem intuito de ajudar empresas de Cachoeirinha e região a encontrar estratégias de negócio durante a pandemia;

Os interessados podem se inscrever até dia 08 de agosto pelo link

Empresas de todos os tamanhos vêm sentindo os impactos diretos da desaceleração da economia local nos seus negócios como reflexo da pandemia. E o Centro Universitário Cesuca, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, com o intuito de auxiliar empreendimentos de Cachoeirinha e região a lidar com este cenário de crise e a criar outras estratégias de mercado, está com vagas abertas para o Programa Gratuito de Apoio às Empresas.

Os interessados em participar da ação precisam entrar no link e preencher todas as informações até o dia 08 de agosto. Neste primeiro momento, o formulário de inscrição ajudará a equipe a entender os aspectos do negócio e as principais necessidades das empresas para, depois, receber o suporte mais qualificado e direcionado para sua necessidade.

Realizado desde 2019, como uma forma de desenvolver a economia local por meio da conexão do mercado com a universidade, o programa busca compreender as necessidades regionais e dar suporte ao desenvolvimento desses negócios.  Para a edição deste ano do projeto, o Cesuca ampliou o portfólio com novidades, e ao participar do programa, tem a opção de aderir a mais 3 projetos, sendo eles, o Desafio de Negócios, Projeto Conecta e Consultoria Empresa Júnior, ambos visam contribuir com soluções especificas para às empresas.

Idealizado pelo curso de Negócios da instituição, sob a responsabilidade do coordenador adjunto da área e professor, Evaldo Reis Junior, a iniciativa é executada pelos alunos com orientação dos professores.  

 “Após o diagnóstico situacional da organização, iremos direcionar os nossos esforços contando com a percepção da empresa e dos consultores envolvidos. Nosso objetivo é ajudar os empresários com a gestão do negócio, além de dar suporte em outras áeras, como marketing, finanças, entre outros, já que nosso grupo é composto por profissionais de diferentes expertises e segmentos do saber”, explica o professor Evaldo Reis Junior.

Inicialmente os encontros com as empresas serão realizados de forma virtual, podendo haver uma outra parte presencialmente na instituição, a depender dos decretos públicos da pandemia.

“O Cesuca tem como tradição contribuir com o mundo produtivo e a comunidade da região, seja com trabalhos de apoio na gestão empresarial e serviços à população, ou com engajamento em causas sociais”, enfatiza o docente.

Projetos desenvolvidos pelo Cesuca em prol das Empresas

No formulário, os interessados além de descreverem suas necessidades para consultoria, assessoria e suporte do Cesuca, também poderão escolher se querem participar de outros projetos realizados pela instituição em prol das empresas.

Veja abaixo um pouco dos projetos desenvolvidos pelo Cesuca e que, a partir deste ano, também fazem parte do Programa:

Desafio de Negócios: A empresa compartilha suas adversidades e equipes multidisciplinares analisam e apresentam uma proposta de melhoria, dentro de um prazo pré-estabelecido, concorrendo entre si para apresentar a melhor proposta.

Projeto Conecta: A empresa compartilha alguma adversidade com um conselho de professores, que farão a conexão com alguma disciplina para que os alunos matriculados possam compreender a situação, analisar possibilidades de mercado e propor um plano de ação para a companhia, com a condução dos professores.

Consultoria Empresa Júnior: A empresa conta com os serviços de consultoria da Empresa Júnior do Cesuca, formada por alunos e com a supervisão de um professor, para solução de problemas organizacionais.