Mundo Empresarial

Paranaenses estão empreendendo mais na pandemia, avalia levantamento da fintech Lendico

  • Estudo mostra que investimento em negócio próprio cresceu 39% em dezembro de 2020, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior
  • Por sua vez, a solicitação de crédito para pagamento de dívidas pelos clientes da Lendico no Paraná reduziu 25%

Levantamento recente realizado pela Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online, aponta o empreendedorismo e o pagamento de dívidas como as principais causas para os paranaenses solicitarem crédito em dezembro de 2020. Do total solicitado no último mês do ano, 42% dos empréstimos foram para o pagamento de dívidas e 25% para investir em um novo negócio ou na própria empresa.

Outra categoria que cujo aumento foi observado de um ano para outro foi a solicitação de empréstimo para compras, com destaque para eletrodomésticos e eletrônicos – 11% do total solicitado em 2020 contra 7% do ano anterior, o que parece ser um dos reflexos por conta das pessoas ficarem agora mais tempo dentro de casa.

Empreendedorismo – negócio novo ou já existente

Apesar de estar em segundo na relação de causas para empréstimo, apresentou forte crescimento no estado do Paraná – 25% em dezembro de 2020 contra 18% no mesmo mês de 2019, alta de 39%. Os dados evidenciam como o brasileiro, durante a pandemia, têm solicitado cada vez mais empréstimo para investir em seu negócio, seja ele novo ou já existente.

Pagamento de dívidas

Pagar as dívidas, geralmente, é uma das principais razões para solicitação de empréstimo na Lendico. E o Paraná está entre os estados que mais utiliza o crédito para este fim no Brasil. Em dezembro último, pagamento de dívidas no estado foi responsável por 42% do volume solicitado contra 56% do mesmo mês de 2019, redução de 25%.

Compras

Outro item que chamou a atenção no estudo da Lendico foi a compra de produtos, que inclui eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo. Demonstrando que os paranaenses realizaram mais compras de fim de ano. Em dezembro, este item foi responsável por 11% do crédito solicitado na fintech, crescimento de 57% quando comparado com os 7% solicitados no mesmo mês do ano anterior.

Com taxas mais justas e personalizadas para cada cliente, as facilidades do serviço totalmente digital da fintech colocam a Lendico em posição de destaque quando comparada com bancos tradicionais.