Mundo Empresarial

Operações de Crédito

O Banco Central do Brasil (BACEN) divulgou nota sobre a Política Monetária Nacional e dados das operações de créditos do país.
De acordo com a nota, as empresas estão fortemente segurando o endividamento, apresentando uma redução na tomada de crédito na ordem de 8,3% em 12 meses, ao passo que, neste mesmo período, as pessoas físicas tiveram um incremento de 5,6% na busca de dinheiro nos bancos.
“Isso sinaliza, claramente, que as pessoas físicas estão procurando financiar sua sobrevivência na crise com dinheiro de terceiros, acirrando seu endividamento, o que é um sinal de alerta”, explica o especialista em Direito Bancário Dr. João Antonio Motta, sócio do escritório que leva seu nome.
Contudo, a inadimplência, segundo a mesma nota, vem se mantendo estável em 3,9%, sendo que nas empresas houve aumento de 1pp, subindo para 3,4% da carteira em outubro.
“Em linhas gerais, estes volumes de inadimplência não são preocupantes e, se a economia experimentar uma recuperação, uma tênue esperança que seja, a situação pode bem se reverter apagando a luz de alerta antes alinhada com o aumento da tomada de recursos pelas pessoas físicas”,
conclui o advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.