Karol Estima Mundo Pet Novidades

O Mito da Dominância

Olá pessoal, tudo bem?

Você já ouviu expressões como: “macho alpha“, “você precisa ser o líder da matilha”, “você precisa ser dominante sobre o seu cão”, “nunca deixei seu cão passar pela porta antes que você”, “não deixe o cão subir na cama ou no sofá pois ele não deve nunca ficar no mesmo nível que você”, “você precisa comer antes que o seu cão”…… Todo mundo que gosta ou tem cães e assiste TV já se deparou com essas informações em algum momento.

Tudo isso surgiu a partir de estudos feitos com lobos em cativeiro lá nos anos 40, e que deram o nome de Teoria da Dominância. Com o passar dos anos e com a evolução dos estudos em vida livre, os pesquisadores perceberam que aquelas pesquisas não mostravam a verdadeira estrutura social dos lobos, e mais: cães não são lobos. Temos entre eles milhares de anos de domesticação, o que os torna animais únicos e com comportamentos quase que inteiramente diferentes do seu ancestral.

Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam nas expressões que eu mencionei no primeiro parágrafo, graças a alguns programas de TV que popularizaram (erroneamente) estas ideias de que “você precisa ser o líder do seu cão”.

Se o seu filho estivesse doente, você recorreria a uma página em alguma rede social para pedir sugestões de tratamento, ou o levaria ao pediatra? Se você precisasse fazer uma reforma estrutural na sua casa, recorreria a um vídeo estilo “faça você mesmo” ou contrataria um engenheiro? Você já viu algum cirurgião graduado por assistir Doctor House ou Grey’s Anatomy? Já foi a algum grande restaurante que o Chef chegou até lá assistindo Master Chef? Pois é, TV é entretenimento né, gente. Quando o assunto é sério, a gente procura um especialista.

E com Comportamento Animal não é diferente. Comportamento é uma ciência que a gente aprende na faculdade, que existem milhares de grupos de pesquisa pelo mundo todo estudando. Não é na TV que você vai encontrar informações sérias sobre como se relacionar com o seu cão.

Vou deixar para vocês três links que vão te mostrar um pouquinho do que a ciência do comportamento animal descobriu de mais atual sobre o seu peludo, e sobre a melhor maneira de você se relacionar com ele. O primeiro vídeo é uma entrevista com o Bruno Leite, um amigo e excelente profissional lá do Rio de Janeiro, para o canal Tudo Sobre Cachorro. A entrevista ficou um pouco extensa, mas eu adorei, pois não dá pra falar rapidinho sobre um assunto tão sério. O segundo vídeo é um depoimento do David Mech, um dos principais responsáveis por difundir o hoje chamado Mito da Dominância, e eu acho sensacional que um profissional tenha vindo a público fazer o que ele fez: admitir que o que ele tanto defendeu por anos hoje provou-se não ser mais aquilo. E o último vídeo é um trecho de um filme chamado Cães, Gatos e Bodes Expiatórios – Comportamento Maligno: O Efeito Cesar Milan, traduzido pela Cláudia Estanislau, adestradora Portuguesa da It’s All About Dogs.

Esses são os melhores links em português ou com tradução que eu achei até hoje. Se você compreende bem inglês, ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, me escreve que eu posso te mandar outros links interessantes de vídeos, textos, livros….. E se você não entende inglês mas também ficou interessado, me escreve também que eu te passo outras referências em Português.

Um detalhe muito importante que eu quero ressaltar é que eu não estou aqui escrevendo para vocês com intuito de denegrir a imagem de ninguém, seja apresentador de TV, seja treinador… Ninguém! Meu objetivo, enquanto Bióloga, estudiosa do Comportamento Animal e profissional que trabalha há quase dez anos com comportamento de diferentes espécies, é transmitir informações de qualidade baseadas em pesquisas científicas, em trabalhos e estudos de profissionais sérios de diferentes áreas, sempre levando até você a melhor maneira de lidar e se relacionar com o seu cão.

 

Bons vídeos para vocês e até a próxima publicação!

malignant behaviour; The Cesar Millan Effect

Malignant Behaviour: The Cesar Millan EffectUm excerto do filme, o mesmo com legendas em português.Discute acima de tudo o conceito de dominância pela boca de imensos profissionais de todo o mundo dos cães

Publicado por It's All About Dogs escola de treino positivo e comportamento de cães em Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

 

Beijos a todos e até a próxima semana!

Karol Estima, Relações Públicas, Bióloga e proprietária do Estima Adestramento.

No Portal Believe News, Karol assina coluna com textos a respeito do Mundo Pet.