Mundo Empresarial

O valor do seu produto não é apenas o preço

Entenda como o planejamento pode ajudar sua empresa, começando pela proposta de valor

Toda empresa, seja ela micro, média ou grande, precisa de planejamento para decolar, mesmo que já esteja funcionando.

“Ao colocar seu plano no papel, é possível visualizar se o investimento é realmente viável, quais recursos serão necessários e se você tem o tempo necessário para fazer tudo funcionar”, conta Carolina Farina, especialista em empreendedorismo feminino e analista comportamental.

Existem alguns recursos básicos que devem estar registrados no planejamento, e outras informações igualmente relevantes para o andamento dos negócios, e para começar, é preciso definir sua proposta de valor.

A proposta de valor é, basicamente, a solução para o problema do seu cliente. Não o produto em si, mas a satisfação que o comprador terá adquirindo-o. Não tem a ver com o preço, mas pode ajudar a precificar.

Para defini-la, é preciso responder algumas perguntas:

  1. O que estou oferecendo pro meu cliente?
  2. Qual o problema do meu cliente que estou disposto a resolver?
  3. Quais são as dores do meu cliente que eu resolvo?
  4. Qual experiência eu vendo pro meu cliente?
  5. Qual meu diferencial?
  6. O que me proponho a entregar de melhor pro meu cliente?
  7. Por que o cliente deve comprar de você e não do teu concorrente?
  8. Como eu convenço o meu cliente a comprar meu produto/serviço?
  9. Como quero ser percebido pelo meu cliente?

“Comece a fazendo sua proposta de valor e você terá pleno conhecimento do que você vende, sendo mais fácil convencer teu cliente na hora da venda”, finaliza Carolina.