Cultura Novidades

Núcleos Criativos do Sesi Cultura PR conferem diferencial na formação de trabalhadores da indústria e estudantes na Economia Criativa

Tem um jeito bem prazeroso e interessante de se envolver com a Economia Criativa e ganhar um grande diferencial no currículo, seja para profissionais ou estudantes. É participar dos Núcleos Criativos do Sesi Cultura, que está com inscrições abertas até o dia 11 de agosto. Com vagas limitadas, a formação é voltada para trabalhadores da indústria, seus dependentes diretos, professores e alunos (a partir de 16 anos) dos Colégios Sesi de todo o Estado, além de profissionais da área criativa, que serão contemplados nas master classes.

Os Núcleos Criativos usam as linguagens da arte e cultura para promover o desenvolvimento humano, a diversidade cultural e abrir a mente de adultos e jovens para as necessidades do mercado, que se baseiam cada vez mais no uso do capital intelectual e cultural e na criatividade para gerar valor econômico.  Essas competências são amplamente valorizadas pelo presidente da Associação Paranaense da Indústria da Moda – Moda Paraná, Valdir Antônio Scalon. Há dois anos ele encoraja a participação dos Sindicatos do Estado em seu segmento nos Núcleos e considera que há muitos benefícios. “O setor da moda depende muito de criatividade. Moda é criatividade, é design. Os Núcleos do Sesi Cultura agregam à formação do profissional que atua nesta indústria, para agregar valor ao produto paranaense”, diz Scalon.

As atividades dos Núcleos Criativos são uma formação continuada em Educação a Distância (EaD), que contempla oficinas, encontros, master classes, mesas-redondas e orientações direcionadas, em modo remoto (por conta da pandemia). Neste ano, serão cinco Núcleos: Dramaturgia, Música, Audiovisual, Artes Visuais e Moda. Na edição de 2021, os Núcleos Criativos terão discussões e aprofundamentos na temática Arte & Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vistas às estratégias pedagógicas aplicadas na Indústria. Ao final do programa, serão emitidos certificados para quem participar das atividades propostas.

Além do desenvolvimento de profissionais criativos e mais preparados para o mercado de trabalho, os Núcleos Criativos também são oportunidades de descoberta e desenvolvimento de novos artistas. “Os processos dos Núcleos do Sesi é consistente e tem acompanhamento. Não é um pitaco sobre um roteiro, um curso de final de semana…. é um processo debruçado para desenvolver o profissional! A troca entre os participantes é muito rica. A metodologia do Sesi Cultura funciona. É um processo continuado, com acompanhamento e isso ajudou a colocar muita gente no mercado”, diz Guto Pasko, vice-presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná (Siapar) e proprietário da GP7, produtora independente da cena cultural paranaense.

A seleção vai ocorrer a partir da avaliação das fichas de inscrição gratuitas em uma única etapa, levando em conta o interesse do candidato a aprimorar seu conhecimento artístico e em conhecer outras possibilidades da linguagem escolhida. Não é necessário ter experiência prévia. Serão selecionados 25 participantes por Núcleo, mas também haverá uma lista de suplência, com a possibilidade de se tornarem alunos ouvintes e participar de master classes abertas no canal do YouTube do Sesi Cultura PR.

Todos os detalhes do processo seletivo, dos Núcleos e procedimentos de inscrição podem ser acessados neste link: https://bityli.com/22L3S