Bem Estar Saúde

Novo ano e foco na saúde: comece o novo ciclo fazendo exames de rotina

Exames podem identificar doenças escondidas no corpo; veja como fazê-los por preços acessíveis

O ano de 2021 começou cheio de expectativas para a área da saúde devido à tão esperada vacinação contra a Covid-19. Mas não podemos ficar sentados apenas esperando nossa vez de se vacinar e esquecer de cuidar de nossa saúde como um todo. Por causa da pandemia, da lotação dos hospitais e do medo de contrair o coronavírus, muitas pessoas deixaram de fazer os exames de rotina que muitos médicos recomendam ser feitos anualmente.

O aumento nos preços dos planos de saúde também dificulta o acesso da população aos exames. Nos últimos cinco anos os planos de saúde tiveram uma perda de quase 3 milhões de associados, fator que pode ser explicado pelos altos valores. E o reajuste dos preços dos planos pode ser muito maior que o normal este ano, pois em 2020 tal reajuste foi suspenso pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) por conta da pandemia. Ou seja, o valor a ser reajustado esse ano deve incluir o aumento que não aconteceu no ano passado. A crise econômica também intensificou a evasão de clientes dos planos de saúde, já que muita gente ficou desempregada – um contingente que passou a buscar os serviços de saúde pública. Além disso, muitas empresas cortaram o benefício para manter os postos de trabalho.

Para não deixar os cuidados com a saúde de lado, é importante conhecer alternativas que podem ser mais baratas e rápidas. A plataforma de saúde VidaClass, por exemplo, oferece consultas a partir de R$ 35,00 e exames a partir de R$ 2,80; serviços de telemedicina; seguros com internação hospitalar, além de entrega em domicílio de medicamentos.

“Os exames de rotina são fundamentais para manter uma boa saúde. Pode acontecer de uma pessoa possuir sintomas de doenças graves e não conseguir identificar. O exame mostra com mais clareza o que está acontecendo em nosso corpo e isso salva vidas. Ter opções de atendimento médico mais acessíveis também contribui para isso. Os preços dos planos de saúde estão cada vez mais absurdos e o SUS ajuda muito, mas está superlotado, principalmente por conta da pandemia” diz Vitor Moura, CEO da VidaClass.

Antes de fazer exames é sempre bom consultar-se com um médico primeiro. A VidaClass oferece consultas com diversos profissionais de saúde como ortopedistas, ginecologistas, oftalmologistas, pediatras, clínico geral, entre outros. Em relação a exames, na plataforma é possível agendar exames de sangue, cardiológicos, urológicos, de colesterol, etc.