Educação Saúde

Novartis promove curso gratuito em Insuficiência Cardíaca para médicos residentes

A iniciativa Cardio Talents prevê a capacitação de jovens profissionais para o trato da Insuficiência Cardíaca, uma das principais causas de internação no Sistema Único de Saúde

A Novartis, líder global em medicamentos, está promovendo o curso “Cardio Talents”, programa de educação continuada destinado a médicos residentes de cardiologia. Com foco em Insuficiência Cardíaca (IC), a capacitação é gratuita, online e terá início na segunda-feira, 3 de maio. As aulas serão ministradas por profissionais renomados na área, como a Dra. Marcely Gimenes Bonatto, médica cardiologista e chefe do Serviço de Insuficiência Cardíaca e Transplante de Coração da Santa Casa de Curitiba.

Com um total de cinco encontros com duração de 50 minutos cada, o curso vai abranger temas como fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca (IC), diagnóstico e manejo de eventos adversos. Atualmente, no Brasil, cerca de 3 milhões de pessoas convivem com a doença¹, que tem como alguns de seus fatores de risco a má alimentação, sedentarismo, hipertensão, diabetes e histórico familiar de doença cardíaca². A patologia também é atualmente uma das principais causas de internação do SUS.

“A Insuficiência Cardíaca está fortemente ligada ao envelhecimento da população, já que pessoas a partir de 65 anos são as mais propensas a desenvolverem o quadro. Com isso, é muito importante que residentes saibam manejar esses pacientes”, conta a Dra. Marcely. “Embora seja uma doença crônica, grave e sem cura, a qualidade de vida do paciente pode ser devolvida com mudanças no estilo de vida, adesão ao tratamento adequado e acompanhamento médico, que impactam também na redução de mortalidade e no aumento da expectativa de vida”, adiciona a cardiologista. “Por isso é tão importante estar preparado para lidar com a IC, sobretudo os jovens profissionais”, completa.

As inscrições para o Programa Cardio Talents podem ser feitas online pelo site www.programacardiotalents.com.br. Em todas as aulas será possível esclarecer dúvidas e compartilhar experiências na Insuficiência Cardíaca, além de mensurar o aprendizado ao final de cada módulo. O curso contará ainda com emissão de certificado e serão disponibilizadas para os participantes 30 inscrições para o Congresso Brasileiro de Cardiologia 2022, de acordo com os critérios de seleção do programa.

Agenda do curso:

Aula 1 – Fisiopatologia Da Insuficiência Cardíaca, Diagnóstico e Diretrizes 
Data: 3/5/2021

Ministrada pelo Dr. Felipe Albuquerque (CRM-RJ 76069-2), preceptor da Residência Médica em Cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ; professor Colaborador da Disciplina de Cardiologia da FCM-UERJ; membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia; fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Aula 2 – Diagnóstico, Funcional, Morte Súbita
Data: 7/6/2021

Ministrada pelo Dr. Flávio de Souza Brito (CRM-SP 119.884), especialista em Insuficiência Cardíaca, Transplante Cardíaco e Pesquisa Clínica Cardiológica; coordenador do Centro de Pesquisa Clínica INDACOR (Indaiatuba SP); cardiologista clínico responsável pelo Programa de Transplante Cardíaco do HC-UNESP (Botucatu-SP).

Aula 3 – Insuficiência Cardíaca Aguda Descompensada (ICAD)
Data: 5/7/2021

Ministrada pela Dra. Marcely Gimenes Bonatto (CRM-PR 29.594), médica cardiologista e chefe do Serviço de Insuficiência Cardíaca e Transplante de Coração da Santa Casa de Curitiba.

Aula 4 – Manejo De Eventos Adversos De Entresto® (Disfunção Renal e Hipotensão) 
Data: 2/8/2021

Ministrada pela Dra. Carolina Casadei (CRM-SP 127.011), médica cardiologista especialista do setor de insuficiência e transplante cardíaco do Instituto Dante Pazzanese e do Hospital do Coração.

Aula 5 – Remodelamento Cardiovascular e Desfecho do CC
Data: 30/8/2021

Ministrada pelo Dr. Otávio Rizzi Coelho Filho (CRM-SP 109.063), médico cardiologista da Unicamp; médico da Equipe de Transplantes Cardíacos do HC; Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.