Mundo Empresarial Tecnologia e Games

Nova onda de apps: a vez dos marketplaces segmentados para atender o setor de Transportes

Pesadosweb atua na compra e venda de caminhões, tratores e carretas novos e usados, atendendo a um nicho do mercado que busca encontrar tudo em um só lugar de forma ágil e rápida

Se existe um segmento de mercado que cresceu mesmo com a pandemia foi o de transporte, já que o volume de entregas cresceu em todos os segmentos, de alimentos a vestuário. De acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), as vendas de caminhões usados aumentaram 68,5% nos cinco primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Já o setor de tratores e máquinas agrícolas teve incremento de 22% nas vendas em 22,6% de janeiro a maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2020.

Foi pensando nesse segmento que surgiu o app Pesadosweb, especializado no setor de compra e venda de caminhões, carretas e tratores agrícolas, tanto usados quanto novos. Um dos sócios da empresa, Paulo Schmidt, que atuou por mais de dez anos no segmento de vendas de carretas, já percebia a escassez desse tipo de elo que aproximasse vendedores e compradores nesse nicho. “O cliente faz tudo pelo app, como inserir dados, fotos, valores e informações”.

Loja sem muros e aberta 24 horas

Segundo ele, a vantagem da Pesadosweb é que se trata de uma loja sem muros, onde o comprador e o vendedor podem estar em qualquer lugar para efetuar uma negociação. “A rentabilização vem da assinatura recorrente para o cliente subir até 50 anúncios por mês”, aponta ele.

Murilo de Carvalho Manica é um dos clientes do Pesadosweb. Ele tem uma revenda de caminhões seminovos e tinha dificuldade de vender os veículos porque anunciava geralmente em sites que vendem de tudo, mas não eram especializados. “Nós não tínhamos um app específico para comércio desse tipo de negócio e facilita muito na hora de vender, porque é bem direcionado para o nosso público, especialmente considerando que em média um caminhão custa R$ 550 mil”, afirma. O empresário está tão animado com a novidade para o segmento que vai abrir uma revenda de caminhões novos e pretende continuar no app.

Especialista aponta diversas fases do setor da TI

O setor de desenvolvimento de software vivenciou nessa pandemia uma série de ondas impulsionadas pelas necessidades do mercado e dos consumidores.

A primeira delas foi o surgimento de projetos para atender à necessidade de profissionais de saúde a realizarem suas consultas online, como médicos e psicólogos. A outra onda veio com o fechamento das escolas e a necessidade de apps voltados ao ensino a distância (EAD), assim como o desenvolvimento de apps voltados para streaming e lives.

Agora, surge uma nova onda para os desenvolvedores de apps, que é o surgimento de marketplaces focados em determinado nicho de mercado. Quem afirma é o especialista Filipe Gevaerd, sócio-fundador da Gebit, fábrica de software e aplicativos customizados que já colocou no mercado mais de 150 aplicativos e cresceu, em 2020, 77% no seu faturamento em comparação com o ano anterior – acima da média estimada para o setor.

Marketplaces cresceram 52% em 2020

Isso acontece porque, se a pandemia obrigou comércio e serviços a comercializar no ambiente online, o caminho natural para se inserir nesse cenário foram os marketplaces convencionais, que oferece ao lojista exposição do seu produto com pagamento de porcentagem sobre o faturamento.

Em 2020, essa modalidade de e-commerce cresceu 52% em relação ao ano anterior, resultando em R$ 73,2 bilhões para a categoria, segundo levantamento da Ebit. Isso significou 148,6 milhões de pedidos, um incremento de 38% com relação a 2019.

No entanto, como o desembolso do faturamento para o empresário estar na loja virtual muitas vezes é elevado, chegando a taxas de 30% sobre cada venda, o empresário se vê muitas vezes excluído do mercado online. “É nesse sentido que o investimento em marketplaces segmentados tem sido a alternativa para que o empresário esteja no mundo online”, observa Gevaerd.

O cofundador da Gebit afirma que o consumidor quer facilidade e rapidez para encontrar o produto ou serviço que está buscando e não ficar rodando horas nas buscas. Nesse aspecto, os apps setorizados podem ser vistos como um shopping center virtual que cada vez mais estão segmentados, atraindo um determinado público consumidor. “Essa categoria de ecommerce traz como vantagem o fato de nunca fechar, podendo ser acessado 24 horas de qualquer lugar e, com alguns cliques, fazer o pedido”, conclui.