Novidades

Mater Dei transforma rotina de pré-vestibulandos com projeto de mentoria de alunos da Educação Infantil

5Redução do estresse, aumento do senso de responsabilidade e estreitamento de vínculos afetivos no ambiente escolar são benefícios da ação

O período que antecede a realização de provas importantes, como o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), costumam gerar momentos de tensão extrema em adolescentes, provocando oscilações de humor e crises de ansiedade. Para reduzir o nível de estresse, técnicas de respiração e de relaxamento muscular, assim como a adoção de atividades de lazer costumam ser práticas recomendadas por especialistas.

Para ajudar seus alunos a driblar a ansiedade e o estresse no momento pré-vestibular, o colégio Mater Dei, em São Paulo, desenvolveu um projeto inovador, transformando estudantes do Ensino Médio em padrinhos de crianças de quatro anos matriculadas na Educação Infantil.

“A adolescência é uma fase de conflitos internos e de tomar decisões importantes, como a escolha de uma carreira, fatores que favorecem a ansiedade e o estresse. Mas estes problemas podem ser combatidos com a adoção de uma rotina que inclua momentos de descompressão, o que pode ser obtido por meio do desenvolvimento de relações afetivas mais leves e humanas. Foi pensando nisso que desenvolvemos o projeto de mentoria” conta Lucila Cáfaro, Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Mater Dei.

De acordo com a coordenadora, a ação não apenas oferece momentos de descompressão, como contribui com o desenvolvimento de importantes habilidades e competências sócio-emocionais para os dois grupos de alunos.

“De um lado, os estudantes da Educação Infantil trabalham aspectos importantes inerentes ao seu desenvolvimento, como o egocentrismo, exercitando a empatia e o respeito às diferenças. De outro, alunos do Ensino Médio usufruem de uma rotina escolar mais prazerosa, desenvolvem e ampliam valores como o senso de responsabilidade, e podem repensar comportamentos e posturas ao se enxergarem como referência e exemplo para as crianças”, destaca Lucila.

O projeto de mentoria inclui a interação dos alunos em aulas abertas, desenvolvimento de projetos e apresentação de trabalhos e brincadeiras. “É muito emocionante observar o avanço das relações e os benefícios obtidos pelos dois grupos no decorrer do ano”, completa.