Selecionado para compor a Mostra 2018 do Festival de Curitiba, espetáculo ironiza crendices contemporâneas e propõe reflexões filosóficas
Após três temporadas seguidas em São Paulo, a Kiwi Companhia de Teatro apresenta o espetáculo “Manual de autodefesa intelectual” nos dias 28 e 29 de março, no SESC da Esquina, durante a Mostra 2018 da 27ª edição do Festival de Curitiba.
Com roteiro e direção assinados por Fernando Kinas, o trabalho cênico aborda um conjunto de temas relacionado às mistificações e crendices contemporâneas, representadas no palco sob diferentes perspectivas e vocabulários: a numerologia, o horóscopo, o pensamento circular, a mídia empresarial, o surgimento da publicidade moderna, as religiões e as teorias da conspiração.

Ao sugerir que uma parte expressiva da população organiza suas vidas a partir de simplificações da realidade, o roteiro convida à reflexão nos âmbitos sociais e filosóficos, lançando mão de ideias e conhecimentos consagrados, mas muitas vezes esquecidos. Um exemplo é a referência direta ao pensamento de René Descartes (1596-1650) – considerado o pai do racionalismo -, que é mobilizado em contraposição a situações cotidianas, em que a irreflexão é notadamente perpetuada.

“A confusão frequente entre opinião e conhecimento; os erros oriundos do pensamento circular e das relações inexistentes de causa e efeito; a presença ostensiva da fé no cotidiano; a tendência a aceitar premissas falsas como verdadeiras; a ausência da verificação das fontes; a aceitação passiva de argumentos de autoridade, entre outros procedimentos baseados na intuição, na mídia hegemônica e nas experiências imediatas e pessoais criam um ambiente propício ao engano e ao erro”, resume o diretor do espetáculo, o catarinense Fernando Kinas.
As questões são postas não somente por meio das palavras, mas também em linguagens menos convencionais, como coreografias, vídeos, música ao vivo e até números de mágica. “Manual de autodefesa intelectual” utiliza recursos do teatro documentário, dando sequência às pesquisas recentes do grupo com a linguagem narrativa, assim como em “Fome.doc”, “Material Bond” e “Morro como um país”. Por este último trabalho a atriz Fernanda Azevedo, que faz parte do elenco de “Manual”, recebeu o Prêmio Shell de melhor atriz.
Ingressos
A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2018” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta; no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.
O valor dos ingressos para os espetáculos da Mostra vai de gratuito a R$ 70,00 (inteira) mais taxa administrativa.
Os preços para os espetáculos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa.
Clientes Ebanx têm desconto de 50% em espetáculos da Mostra e do Fringe.
O ingresso do MishMash custa R$ 40 (inteira) mais taxa administrativa.
O preço da entrada do Risorama é R$ 70 (inteira) mais taxa administrativa.
O Gastronomix, este ano, custa R$ 12 (não consumível) mais taxa administrativa.
O Guritiba custa R$40 (inteira) mais taxa administrativa.
Ficha técnica
Roteiro e direção geral: Fernando Kinas
Elenco: Fernanda Azevedo, Maíra Chasseraux, Maria Carolina Dressler e Vicente Latorre
Músicos: Eduardo Contrera (percussão, violão e flauta transversa) e Elaine Giacomelli (teclado)
Direção musical e composições originais: Eduardo Contrera
Cenário: Julio Dojcsar
Iluminação: Heloísa Passos
Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni
Figurino: Madalena Machado
Vídeo: Carolina Abreu, Filipe Vianna (colaboração de Maysa Lepique)
Direção de produção: Luiz Nunes
Assistência de produção: Daniela Embón
Programação visual: Camila Lisboa (Casa 36)
Assistência de iluminação, operação de luz e som: Clébio Ferreira de Souza (Dedê)
Produção e realização: Kiwi Companhia de Teatro
Apoio: Programa de Fomento ao teatro para a cidade de São Paulo (2014/2015)
28 E 29 DE MARÇO ÀS 21H NO SESC DA ESQUINA