Mundo Empresarial

Liderança Positiva: uma nova forma de liderar

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Gallup, os líderes representam 70% do engajamento da equipe. Em linhas gerais, isso significa que os líderes são, em grande parte, diretamente responsáveis pelo engajamento, produtividade, performance e até pela felicidade de seus times. 

Sabendo disso e em resposta às demandas das empresas diante dos desafios da atualidade, surgiu o conceito de Liderança Positiva. Ele se baseia nos conceitos da Psicologia Positiva, criada pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman.

E o que é a Liderança Positiva? O líder positivo é aquele que sabe que seu papel é influenciar pessoas, com o objetivo de incentivar o melhor de cada liderado, sempre em busca do aperfeiçoamento de seus pontos fortes. Ou seja, o objetivo principal da liderança positiva é potencializar os bons resultados das equipes, investindo em torná-las ainda mais eficazes a partir da identificação de suas qualidades.

Trata-se de um modelo de liderança focado nas competências e experiências dos liderados. E esse estilo de liderar vem se mostrando cada vez mais alinhado com as necessidades atuais do mercado, desde que houve um entendimento de que são as qualidades das pessoas que fazem de uma empresa diferenciada e única em seu segmento.

A proposta é fazer com que a liderança tenha um novo olhar sobre seu modus operandi. Na maioria das escolas, por exemplo, é comum acontecerem as aulas de reforço ou particulares para aqueles alunos com dificuldades em determinadas disciplinas, certo? Mas dificilmente são oferecidas aulas de aperfeiçoamento, para que os demais que já se destacam, fiquem ainda melhores.

“E quando o líder passa a ver o time com esse novo olhar, ele consegue potencializar resultados, não só para o desenvolvimento do profissional, mas também para a melhoria da própria organização, gerando ainda mais frutos”, explica Renata Rivetti – fundadora e diretora da Reconnect | Happiness At Work.

“Além disso, as emoções positivas geradas por uma liderança focada na valorização das qualidades dos colaboradores, acabam formando uma base sólida para a felicidade dos indivíduos e, consequentemente, para aumentar os seus bons resultados. É uma liderança focada na individualidade de cada colaborador, para incentivar o florescer do seu melhor”, completa Renata.

Como a Liderança Positiva difere da “antiga maneira de liderar”?

De acordo com Renata – que também é especialista em felicidade corporativa – os líderes estão acostumados a procurar pelas fragilidades e fraquezas de seus times e, em seguida, avaliá-las.

“É muito comum vermos avaliações negativas de funcionários por conta dessa prática. Pois, o líder está ‘acostumado’ a avaliar apenas as fraquezas de cada membro da equipe. Já na Liderança Positiva, o líder foca no que a pessoa tem de melhor e nas características que tem potencial para crescer ainda mais. Afinal, mapear talentos é um ótimo caminho para garantir e aumentar a produtividade dos colaboradores” – mostra a especialista.

Vale lembrar que o objetivo não é ignorar completamente os pontos fracos, mas sim potencializar os pontos fortes. “Muitos de nós temos referências opostas do que, hoje, é conhecido e comprovado sobre o que é ser um líder positivo. Sendo assim, possivelmente o gestor terá que sair de sua zona de conforto, buscando o conhecimento e ferramentas que o ajudem a se tornar esse novo líder – que passou a ser fundamental para o momento que estamos vivendo”, finaliza Renata. 

Reconnect | Happiness At Work – especialista em Felicidade Corporativa, que trouxe a primeira certificação internacional em CHO (Chief Happiness Officer ou Chefe da Felicidade) para o Brasil – traz agora um programa inédito e exclusivo de Liderança Positiva, feito com base em conteúdo internacional desenvolvido pela Happiness Business School, sua parceira em Portugal.

Está mais do que na hora dos líderes assumirem que a sua postura e atitudes influenciam e transformam a vida das pessoas, principalmente quando se trata das equipes nas empresas em que atuam. O próximo passo é a busca pelo conhecimento.

Programa de Liderança Positiva – Reconnect | Happiness At Work

programa tem o objetivo de melhorar as habilidades de liderança e comunicação, engajando e ensinando líderes sobre como podem promover uma cultura voltada para a Felicidade Corporativa.

O curso tem duração de quatro semanas (16h no total) e a próxima turma começa em 24/05. Para se inscrever basta clicar aqui.