Cultura Educação

Japan House São Paulo: Conversas online com o Núcleo Educativo

Toda terça-feira, às 16h, acontece a “Conversas com o Educativo”, quadro que faz parte da programação do projeto #JHSPONLINE, nas redes sociais da instituição cultural, compartilhando conteúdo diário sobre o Japão contemporâneo

JapanHouse São Paulo vem promovendo em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com o intuito de proporcionar e compartilhar com o público conteúdo relacionados à cultura e filosofias do Japão contemporâneo. Entre os destaques da programação está o quadro “Conversas com o Educativo”, realizado toda terça-feira, às 16h, com objetivo de trocar conhecimento e realizar um diálogo sobre diversos temas e assuntos relacionados ao universo nipônico, proporcionando a todos os participantes uma experiência cultural junto aos integrantes da equipe do educativo do centro cultural, sem que precisem sair de casa e respeitando o distanciamento social.  

Para o mês de julho, o educativo preparou temas que abordam a arte do Mangá, a filosofia Mottainai, o significado de Kisetsukan(季節感) e a artesania japonesa.  A participação nos eventos é gratuita, livre, não sendo necessário ter visitado a Japan House São Paulo anteriormente, pois o objetivo é integrar pessoas de diferentes localidades por meio  dessas conversas. 

.

Na primeira terça-feira de julho (07/07), acontece a conversa em torno de “Isto é NaokiUrasawa: A arte do mangá, que busca aproximar os participantes do universo dos mangás, discutindo sobre seus modos de produção e a influência dessa linguagem dentro e fora do Japão, tendo como ponto de referência o trabalho de Naoki Urasawa, exposto na Japan House São Paulo em 2019. Na semana seguinte (14/07), a conversa aborda o tema Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas”, trazendo para o diálogo um pouco da história do elemento Mottainai, que significa “não desperdiçar” e a transformação desse conceito com o passar do tempo, até tornar-se uma palavra símbolo dos movimentos zero waste (zero desperdício) ao redor do mundo. 

Para a segunda quinzena do mês, o educativo traz em 21/07 o tema Kisetsukan: O sentimento das 4 estações” e explica o significado deKisetsukan(季節感) como “senso (ou sentimento) de estação” e conta um pouco sobre a importância que a sazonalidade exerce sobre a vida do povo japonês, além de abordar sobre os costumes e hábitos ligados às quatro estações do ano. Para finalizar o mês de julho (28/07), um encontro com o tema “A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos”, inspirado pela exposição “Japão 47 Artesãos”, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo também em 2019, explora o conceito de a artesania na cultura japonesa, além de discutir a relação entre arte e artesanato, a importância do trabalho manual e o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade no artesanato japonês. 

.

Para participar das conversas, basta acessar o link disponibilizado para a atividade (abaixo). Há também a possibilidade de agendamento de conversas exclusivas, em dias e horários diferentes, para escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante disponibilidade. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para educativo@jhsp.com.br com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas.