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Inovações e adaptações no varejo beneficiam consumidor

Frente aos desafios encontrados no setor, shopping centers oferecem praticidade, disponibilidade e novas opções de entrega

Diante da pandemia e necessidade de distanciamento social, novos modelos e formas de atrair o consumidor estão surgindo e se aprimorando para facilitar a vida dos consumidores do setor de varejo. Seja por ações digitais, compras por meio de totens e apps, lockers, drive thru, delivery e compras presenciais em formatos diferenciados, a pandemia trouxe uma nova realidade que exigiu adaptações por parte dos shopping centers e dos lojistas. As novidades são uma forma de recuperar o tempo perdido enquanto as operações estavam suspensas, alavancar as vendas e facilitar a vida de quem vai às compras, presencialmente ou não. 

Na última semana, a Prefeitura de Curitiba decidiu ampliar o horário de funcionamento dos shoppings (das 12 às 22h), já que os empreendimentos têm se mostrado seguros e rigorosos com as medidas sanitárias. O Palladium Shopping Center é um dos exemplos de empreendimentos que ampliaram os cuidados e criaram novos canais de vendas e logística. Entre as novidades, estão os armários inteligentes de autoatendimento, chamados de “lockers”. Os clientes realizam a compra com os lojistas do shopping de forma online e a retirada do produto acontece no armário, com total segurança e sem contato direto com o atendente. Outra alternativa de alavancar as vendas é feita por meio da ação “Fechado com Você”, um canal de vendas ao vivo e online, que divulga ofertas de produtos exclusivos das lojas do empreendimento do Grupo Tacla. 

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De acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), 56% dos shoppings em todo o País estão realizando vendas no formato drive thru. Já nas entregas via delivery, a adesão é de 81% dos empreendimentos, desde o início da pandemia. 

Os investimentos e adaptações dos canais de vendas nos empreendimentos trazem mais opções para o consumidor. “É importante para nós estarmos inseridos nas novas formas de consumo e, principalmente, nos preocuparmos com a segurança. Agora é possível realizar compras de forma online e retirá-las por meio de drive thru, delivery e lockers. E, ainda, o shopping está aberto e seguindo todas as medidas sanitárias e de segurança exigidas pelo Ministério da Saúde”, comenta a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

Entre as ações adotadas estão o uso obrigatório de máscaras no interior do empreendimento, pontos de álcool em gel estão distribuídos por todo o mall, assim como a aferição de temperatura na entrada do shopping. Além disso, a intensificação na limpeza e desinfecção dos ambientes e das superfícies de contato, dentre outras medidas.

Para o administrador financeiro da loja Dooplex do Palladium Shopping Center Curitiba, Matheus Dalcuchi, todas essas mudanças beneficiam o consumidor, que pode optar pelo melhor formato de compra e de entrega. “É importante que o shopping esteja caminhando com as tendências de varejo, no fim, quem sai ganhando com tudo isso é o cliente. Com os shoppings abertos por mais tempo, a expectativa é começar a recuperar as vendas com mais ofertas e condições especiais de pagamento e entrega”, ressalta.