Novidades Saúde

Hospital de Curitiba vira Reino Encantado

Era uma vez um hospital de Curitiba que teve um dia de Reino Encantado. A sensação era essa, para quem esteve no Hospital Nossa Senhora das Graças nesta terça-feira (20). A visita de princesas, príncipes e diversos personagens lúdicos, levaram alegria ao ambiente hospitalar. A ação de humanização organizada pelo hospital com apoio de voluntários foi para comemorar o Dia Internacional da Felicidade, e transmitir aos pacientes a mensagem “o coração alegre serve de bom remédio”.

Ao som de Bibidi-Bobidi-Bu a visita surpresa foi seguida de apresentação de música da Fada Madrinha, e dança de seis casais de príncipes e princesas. Logo após foram realizadas as visitas nos quartos. Para entrar no clima, alguns enfermeiros e equipe de atendimento do hospital, também ensaiaram uma coreografia para se apresentar e animar os pacientes. “Quisemos trazer um pouco desse ar de magia, alegria e descontração para o hospital, que são sentimentos e emoções bem diferentes do que normalmente eles estão acostumados. Geralmente os pacientes estão angustiados, com alguma dor, ansiedade, então quisemos fazer eles esquecerem um pouco e viver um momento alegre. A gente percebe que os pacientes depois dessas ações ficam mais tranquilos, mais calmos e muito felizes”, comenta a Diretora de Enfermagem do HNSG, Eliana Cristina Fugitani.

 

Coroação de princesa

 

Um dos momentos mais emocionantes da tarde encantada foi a coroação de princesa, feita para a paciente Stefany Franz dos Santos, de 12 anos. Ela recebeu das mãos de sua personagem favorita, Aurora, protagonista de A Bela Adormecida, uma peruca de princesa feita voluntariamente pela artesã Dagmar Grutzmacher Timm – que mora em Santa Catarina, a pedido do hospital especialmente para ela. “Eu sei que passar por esse momento é muito dolorido pois perdi meu irmão que lutou contra um câncer, então fiz essa peruca com muito amor, alegria, e muita esperança envolvida em cada ponto de crochê”, diz Dagmar. O envio foi realizado um dia antes, o que gerou bastante expectativa para que chegasse a tempo – durante a visita das princesas.

Assim que recebeu o presente, os olhos de Stefany não esconderam a alegria em receber esse carinho. Ela também ganhou um certificado do hospital entregue pela princesa Aurora com a mensagem. “Com muito carinho que conferimos à Stefany a honra de tornar-se a mais nova princesa do Reino Encantado Hospital Nossa Senhora das Graças. Reconhecemos e admiramos sua força e coragem”.

Para Jessica Navarro Guerios, da Dreams and Magic Alta Performance, empresa que participou voluntariamente da ação com os personagens, participar desse momento foi incrível, emocionante e mágico. “O amor nos move. Sem ele, o que somos? Ele dá sentido a vida. Fico muito feliz de ter contribuído para levar um pouco mais de amor, fé e esperança para os pacientes do hospital”, diz.

 

Crédito fotos: Mônica Neves e Eluana Dias