Mundo Empresarial

Geração de ideias de negócios movimentao empreendedorismo na universidade

Foram reconhecidos os principais projetos desenvolvidos no Startup Garage do Sebrae Paraná, realizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O programa tem como objetivo o desenvolvimento do potencial empreendedor com a participação de acadêmicos na criação e validação de uma startup. Ao todo, 35 alunos do 1º e 5º período do curso de Administração Internacional participaram da criação de seis novas ideias. 

As equipes apresentaram projetos em bancas e, entre elas, três foram premiadas. Em primeiro lugar ficou o QuickMed, com a proposta de criação de um aplicativo voltado para o atendimento de urgências médicas. A equipe conquistou a possibilidade de ter o seu projeto integrado na Hotmilk, incubadora da PUC-PR.
 
Gustavo Henrique Carvalho de Moura trabalha como socorrista e conta que, por ser da área da saúde, o aplicativo era uma ideia que tinha há um certo tempo e que conseguiu tirar do papel com o programa.

“O nosso projeto foi focado em um serviço para urgências e emergências médicas por meio de um aplicativo. Com um canal claro e objetivo, a ideia é minimizar situações como tempo de espera e estresse. Foi extremamente gratificante concretizar este trabalho, tirar a ideia do papel com uma equipe impecável de estudantes”, diz Gustavo Henrique Carvalho de Moura. Completaram a equipe da QuickMed os alunos Beatriz Maria Krause de Ramos, Clara Wzorek Da Santana, João Guilherme Bueno, João Pedro Junqueira e Vitor Arndt Ferreira. 

Entre os premiados, em segundo lugar ficou a Kath, com a proposta de um espelho que usa inteligência artificial para cuidados preventivos de saúde para a família. A iDea ficou na terceira colocação e apresentou um aplicativo de ideias, voltado para a conexão de pessoas para realizar projetos e encontrar soluções. Ambos os grupos receberão consultorias do Sebrae Paraná. 

Nos últimos dois anos, foram atendidas 46 equipes no Startup Garage, sendo 15 em 2020 e 31 em 2021. Até o momento, já participaram do programa 50 equipes neste ano. 

“Com o Startup Garage, queremos fortalecer o empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior e, assim, gerar oportunidades para a criação de negócios próprios e mostrar para o aluno que o empreendedorismo é uma alternativa”, diz o consultor do Sebrae Paraná, Aloísio Aleixo Pereira Cerqueira. 

O Startup Garage realizado na PUC-PR teve cerca de um mês de duração e contou com workshops para direcionar o aluno no processo de criação de uma startup. A iniciativa contou com diversas etapas, como a identificação de problemas e soluções, a validação de mercado, a prototipação da ideia e a elaboração de comunicação, canais de venda e marketing digital para a startup. 

“Durante a execução do programa, os alunos ainda tiveram a oportunidade de trabalhar diversas características. Autonomia, proatividade, tomada de decisão e trabalho em grupo foram algumas delas. Eles também precisaram se organizar e realizar pesquisas para entender e se preparar para um cenário inovador, que está em constante movimento”, relata a professora e coordenadora adjunta do curso de Administração Internacional, Juliana Noschang da Costa.