Bem Estar Cultura Novidades

Gastronômade propõe experiência imersiva na Fazenda Santa Vitória, em SP

Chef Pedro Siqueira, do Puro, comandou a cozinha na 68ª parada do Gastronômade Brasil, no último fim de semana, em Queluz (interior de São Paulo)

A Fazenda Santa Vitória foi sede da 68ª edição do Gastronômade, projeto que busca valorizar os produtos típicos de cada região do País e resgatar o prazer de ter uma refeição ao ar livre. A etapa do eixo Rio de Janeiro – São Paulo aconteceu no sábado (18.05) em Queluz (distante cerca de 200 km, tanto das capitais de SP quanto do RJ). No comando da cozinha, o chef Pedro Siqueira, do Puro, do Rio de Janeiro. É ele também que assina o menu sazonal da fazenda produtiva, que recebe hóspedes.


Os visitantes participaram de um coquetel na antiga ordenha (onde hoje funciona um salão de jogos, espaço para reuniões e encontros corporativos) com harmonização da vinícola Salton. Em seguida, fizeram um tour pela horta, onde foi explicado o processo de produção orgânica e conceito da alimentação a hospedaria. Também foi servido o almoço, que contou com alimentos de produtores locais, da região do Vale do Paraíba. Por fim, foi montada uma feirinha, onde puderam conhecer um pouco mais sobre os produtos utilizados no preparo da refeição, degustá-los e levar para casa: Cogumelos Pedra da Mina, Reserva do Nosco (alambique), Geleia Bernadete, Alto do Marins (arrozes), Fazenda Santa Vitória e Café Nobre Sabor. Veja o menu completo:


– Creme de batata cenoura, quiabo tostado, ovo mole e pão. 
Harmonização: Salton Évidence


– Lasenhete de pupunha, creme de cogumelos Pedra da Mina e salada de ervas; 
Harmonização: Salton Paradoxo Merlot

Miniarroz Alto do Marins de roca com lombo suíno, linguiça, legumes e folhas; grelhadas. 
Harmonização: Salton Desejo;

Naco de tapioca, Mexiriquinha do Mato Bernadete e crocante de castanha
Harmonização: Salton Intenso Licoroso;