Educação Novidades

Festival Pororocas – um encontro entre as águas do conhecimento

Idealizado pela artista e educadora Stela Barbieri, propõe um olhar multidisciplinar para questões do mundo contemporâneo, com uma série de encontros de agosto a novembro de 2019 no Binah Espaço de Arte e um curso à distância

O Porococas é um encontro entre as águas do conhecimento. Uma iniciativa da artista e educadora Stela Barbieri. Um festival que se desmembrará em um curso à distância que começa com uma série de encontros presenciais, para tornar visíveis as conexões, entrelaçamentos, confrontos e relações entre diferentes áreas de conhecimento, amplificando as maneiras de estudar e perceber os fenômenos na contemporaneidade.

Cada encontro reúne uma mesa multidisciplinar em torno de um mesmo tema. O conteúdo gerado por esses momentos irá compor o curso à distância, que se divide em módulos e reúne profissionais de diferentes áreas, dentre eles, artistas, matemáticos, arquitetos, biólogos, agricultores, psicólogos, músicos, físicos, pedreiros, costureiras, designers, cineastas, marceneiros, antropólogos, astrônomos, cozinheiros, gestores etc.

PRÓXIMOS ENCONTROS

>> Primeiro Encontro: dia 22 de agosto, quarta-feira, das 19h às 22h
Tema: Processos visíveis e invisíveis na vida contemporânea
Abertura Musical: Sapopemba e Leonardo Mendes
Flávio Alterthum – microbiologista
Ladislau Dowbor – economista
Hermes de Sousa – líder comunitário
Cecília Salles – pesquisadora de processos de criação
Lucilene Silva – pesquisadora de cultura infantil e música da infância

Quais as invisibilidades do mundo contemporâneo? De que maneiras o que vemos e o que não vemos nos afeta? Vamos conversar sobre as invisibilidades dos afetos e singularidades, das questões econômicas e sociais. Sobre aquilo que não vemos, como as bactérias, os fenômenos das mídias, a imaginação. Sobre como as sutilezas e violências das relações sociais no mundo contemporâneo estão se transformando mas muitas vezes permanecem invisíveis.

>> Segundo Encontro: 29 de setembro – quinta-feira, das 19h às 22h
Tema: Construção entre o espaço e o lugar
Participantes da mesa a confirmar

Os espaços físicos – com suas topografias, sua vegetação, suas características climáticas, históricas e políticas – fazem convites ou impõe limites que se confrontam com modos de ocupar espaços e fundar lugares. Neste encontro, vamos dialogar sobre os confrontos nas ocupações das cidades, sobre a literatura que abre espaços para outros mundos possíveis e sobre a força do engajamento que transforma lugares. Como as pessoas que vivem na rua ocupam os espaços? Como construir e reconstruir estruturas que possibilitem outros modos de habitar? Quais valores existem por trás disso tudo?

>> Terceiro Encontro: 31 de outubro – quinta-feira, das 19h às 22h
Tema: Narrativas nas linguagens- movimentos entre imagens, palavras, sons e corpos. 
Participantes da mesa a confirmar.

As narrativas permeiam a existência coletiva ou comum dando forma a imaginários, tradições culturais, espaços de convivência social, e trazem para o mundo a história individual. Quando a história narrada com imagens, palavras, sons e corpos encontra com a história de cada pessoa? Vamos falar das narrativas das tradições, sobre a origem da palavra que narra, e de nossa relação com as narrativas que estão presentes em espaços e contextos de convivência coletiva.

>> Quarto encontro: 22 de novembro – quinta-feira, das 19h às 22h
Tema: Os indícios das cores
Participantes da mesa a confirmar

Neste encontro vamos tratar da relação que estabelecemos com a cor em diversos aspectos da nossa vida. Quais os indícios que as cores nos trazem para percebermos o ponto certo da cebola refogada ou se uma fruta está madura ou não? Como as mudanças na cor da pele e a leitura da iris de uma pessoa nos contam de sua saúde? Como lidar com o confronto cromático numa pintura ou com a cor-luz na construção da iluminação de uma peça de teatro ou filme? O que as crianças se perguntam sobre as cores? Qual a significação da cor nos corpos e na cultura de diferentes etnias?