Mundo Pet Novidades

Famílias com pet: novo modelo de núcleo que não para de crescer

Um mercado em ascensão, assim podemos definir o comportamento que originou o novo conceito familiar de “mães e pais” de pet. Famílias com estas características são cada vez mais fáceis de encontrar, são elas que reconhecem e legitimam seus animais de estimação como membros da família. Com mais frequência ouvimos falar em guarda compartilhada dos pets após o divórcio do casal, ou serviços pet friendly. Afinal, é no dia a dia que vemos o que as pesquisas mostram deste mercado em crescimento. Não é de hoje que 46,1% dos lares brasileiros contam com pelo menos um cachorro e 19,3% das casas contam com pelo menos um gato, de acordo com os dados de 2019 da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda sobre o setor, dados da Euromonitor International mostram o mercado pet com uma projeção de crescimento de 350%, muito maior que mercados tradicionais como o da beleza que apresenta 150%, e home care e alimentação com quase 200%.  Um novo horizonte com muito potencial para expansão está diante de nossos olhos. O que faz com que surjam novas demandas e um novo olhar para estas famílias que buscam o que há de melhor no mercado pet.

Justamente pensando nesta necessidade de mercado, nasceu o Meu Pet Club, a startup curitibana de Health Pet, focada na saúde animal como benefício para as famílias que consideram seus animais de estimação como parte da família. Tanto é verdade que a empresa, em 2021, teve um crescimento de 650% e já planeja para o novo ano um crescimento de 200%.  E a tendência é que esse movimento pet friendly se intensifique nos próximos anos. “Como as famílias que têm filhos, quem tem pet em casa sabe que emergências podem acontecer a qualquer dia e horário e o sofrimento que era não ter um “plano de saúde” para o animalzinho. Nem sempre encontramos o médico veterinário de nossa confiança “de plantão”. Além disso, os custos de um atendimento veterinário de emergência podem ser bem altos e quase nunca temos uma reserva para isso. O grande diferencial da proposta do Meu Pet Club é a dinâmica do serviço com base na liberdade de escolha e com reembolso de serviços utilizados. Proporcionamos liberdade para nossos clientes e seus pets que podem ser atendidos em qualquer lugar do Brasil, tudo isso graças à dinâmica de nosso serviço que é realizado através de reembolso, sem necessidade da clínica ser credenciada”, explica Otto Marques, CEO e Sócio-Diretor do Meu Pet Club.

O desenvolvimento do mercado reflete o reconhecimento dos benefícios da interação entre humanos e animais para a saúde de ambos. Os animais de estimação hoje são, sem dúvida alguma, parte da família. Cada vez mais a longevidade e o estilo de vida solitário nas grandes cidades fazem dos pets companhias importantes no dia a dia das pessoas. Além disso, os animais de estimação são considerados fundamentais em tratamentos terapêuticos e em políticas de inclusão social.  Erra no mundo dos negócios quem não quiser ver que os pets foram elevados ao status de membros da família. Não à toa, vemos cada vez mais marcas criando produtos de qualidade, com objetivo de atender essa demanda de mercado e criando assim oportunidade no mundo dos negócios pet que não param de crescer. Afinal, não há limites para os pais verem seus filhos bem, saudáveis e felizes, sejam eles humanos ou pets.

Tecnologia aliada à saúde pet

Outra vantagem é que é possível fazer a contratação do plano pelo site https://meupetclub.com.br/planos e, em breve, também por aplicativo. “Através do site, os clientes conseguem comprar os planos que mais se adequem à necessidade de forma online. Tudo baseado na liberdade de escolha e em três pilares fundamentais: segurança, flexibilidade e economia. Nossos clientes buscam o melhor para seus filhos de quatros patas e com nosso serviço de health pet, eles encontram a melhor experiência em qualquer lugar que precisem”, complementa Otto.

Cumprindo a premissa do propósito da startup, “mudar a vida dos pets e ajudar na vida de quem cuida”, a grande preocupação é com que os valores sejam acessíveis a todos. Os planos começam com mensalidades de R$ 24,90 (Emergencial), com coberturas que abrangem o dia a dia do animal (como consultas com veterinários), e seguem até R$ 319,90 (Top), que cobrem hotel pet, acupuntura, fisioterapia e banho ou tosa.

Para aderir aos planos, o pet deve ter menos de 8 anos e estar com a carteirinha de vacinação atualizada. Os planos têm duração de 12 meses, com carência mínima de 48 horas. Os limites de uso variam de acordo com o plano escolhido. “A principal ideia sempre foi criar um serviço de excelência, com base na liberdade de escolha do cliente. Nosso objetivo é criar uma solução que cuide da saúde dos pets da melhor maneira possível, deixando os pais e mães de pet seguros, sem surpresas desagradáveis em caso de emergência”, explica Adilla Teixeira, gerente de produto da Meu Pet Club.