Bem Estar Cultura

FAE Social: movimento “Alimente o Amor” promove feijoada solidária

Evento será realizado no dia 10 de julho e tem o apoio da FAE São José dos Pinhais

No dia 10 de julho, mais uma ação do movimento “Alimente o Amor” será colocada em prática: uma feijoada solidária terá como objetivo arrecadar valores que serão totalmente revertidos para famílias carentes de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O movimento é mais uma das atividades que compõem o FAE Social, projeto da FAE Centro Universitário que estimula toda a comunidade acadêmica, por meio de suas virtudes, a colocar em prática ações de amor e solidariedade em prol da sociedade. 

A feijoada solidária será realizada na Paróquia São Cristóvão, na Rua Darcy Setim, 328, em São José dos Pinhais. As pessoas que desejarem o prato poderão retirá-lo via drive-thru no dia 10 de julho, pagando um valor de R$ 40. No entanto, o pagamento deve ser feito por PIX até o dia 6 de julho. Há a opção de delivery, mas somente para o município de São José dos Pinhais (veja abaixo mais informações). 

O FAE Social une três verbos essenciais à vida: saber, fazer e ser. “O FAE Social foi criado para que os nossos alunos possam ter a oportunidade de vivenciar o saber, aprendido em sala de aula; o fazer, que seria a ação propriamente dita; e o ser, que se refere a ter ciência de que todo profissional formado é um cidadão que possui responsabilidades sociais”, explica o professor Elcio Douglas Joaquim, diretor do campus da FAE em São José dos Pinhais. Portanto, ações como o “Alimente o Amor” contribuem para que a FAE esteja integrada à sociedade e cumpra o seu papel formando cidadãos engajados com a comunidade. A feijoada do dia 10 de julho é mais uma oportunidade desse engajamento em prol da solidariedade. 

O coordenador do FAE Social, Frei Claudino Gilz, lembra que a ideia do programa é auxiliar quem mais precisa, no intuito de construir uma sociedade calcada no amor, na solidariedade e na paz. Ele ressalta que os resultados já alcançados com a ação ajudaram a amenizar o sofrimento de inúmeras famílias das periferias de São José dos Pinhais. “A ação ‘Alimente o Amor’ está intrínseca aos objetivos do FAE Social: promover a solidariedade junto às famílias pobres e mais necessitadas de São José dos Pinhais que, neste período pandêmico ainda em curso, sequer dispõem de recursos para garantir o mínimo necessário em termos de alimentação diária de seus membros. É a FAE dando mais um passo significativo no intuito de contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, justa e feliz”, reforça o Frei Claudino. 

Entidades reunidas para arrecadar alimentos

O movimento “Alimente o Amor” continua arrecadando alimentos – até o momento, já conseguiu angariar 13 toneladas que estão sendo distribuídas nas comunidades de São José dos Pinhais. Conta com a participação da FAE Centro Universitário e outras entidades (abaixo) que juntaram esforços para ajudar quem mais precisa.

Veja abaixo a lista de instituições que também participam da campanha e os pontos de arrecadação de alimentos:
  • FAE Centro Universitário – campus São José dos Pinhais (PONTO DE COLETA)
  • Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (Aciap – São José dos Pinhais) – PONTO DE COLETA
  • Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos (Conpas) – São José dos Pinhais 
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção São José dos Pinhais (PONTO DE COLETA)
  • Rotary Clube de São José dos Pinhais
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – São José dos Pinhais – PONTO DE COLETA
  • Catedral da Igreja Católica de São José dos Pinhais (PONTO DE COLETA)
  • Grupo Romã (Grupo de Apoio à Adoção – São José dos Pinhais)
Outras formas de doar

Para quem não tem a possibilidade de fazer a entrega de alimentos via drive-thru, há outras três opções: a primeira é doar os itens pessoalmente nos outros pontos de coleta (veja acima a lista de entidades; com exceção do Rotary Clube e do Grupo Romã, todos os outros locais estão recebendo os donativos). 

A segunda alternativa é escolher uma empresa que vende cesta básica e fazer a compra por meio do site da campanha (essa empresa faz a entrega no local de coleta). 

E a terceira maneira de doar é fazer um PIX, também por meio do site, e o dinheiro vai direto para a conta do movimento “Alimente o Amor”. O endereço é alimenteoamor.aciapnet.com.br.