Bon Vivant Cultura Novidades

Exposições imperdíveis para visitar durante as férias em São Paulo

Museus apresentam mostras de artistas consagrados, como o cearense Antonio Bandeira, a japonesa Chiharu Shiota, o franco-venezuelano Cruz-Diez e o britânico Tony Cragg

Visitar as exposições em cartaz na cidade de São Paulo é uma ótima alternativa para quem passa as férias na capital. Como a metrópole oferece múltiplas possibilidades de lazer em diferentes espaços artísticos, a sugestão é programar passeios, inclusive com crianças, e mergulhar no universo da arte dos museus e das galerias.

MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta ocupações em quatro espaços expositivos: o pintor cearense Antonio Bandeira, um dos pioneiros do abstracionismo no Brasil, é homenageado na exposição homônima exibida na Sala Milú Vilela; na Sala Paulo Figueiredo, é possível conhecer publicações de artistas que compõem o acervo da biblioteca do museu em Livros de artista da Biblioteca do MAM; a Sala de Vidro, que conecta o museu com o ambiente externo da marquise e do parque, é ocupada por duas obras de Laura Vinci; o Projeto Parede, no espaço entre o saguão de entrada e a Sala Milú Villela do museu, recebe uma obra do fotógrafo Vicente de Mello. Além disso, a Família MAM preparou uma programação especial para as férias escolares, com atividades até o dia 25 de janeiro. Crianças e acompanhantes são convidados a vivenciar experimentações e brincadeiras no museu.

No dia 25 de janeiro, quando a capital paulista completa 466 anos, acontece a abertura de Da Vinci Experience e suas invenções, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Parque Ibirapuera). Em celebração aos 500 anos de sua morte, Leonardo da Vinci (1452-1519), gênio de perfil multifacetado, é homenageado na mostra que revela a trajetória de uma das mentes mais brilhantes da história.