Educação Mundo Empresarial

Evento online com jovens e personalidades do terceiro setor inspira mudança no mundo

Com participações nacionais e internacionais, webinar foi o destaque do fim de semana (26 e 27 de junho)

O Primeiro Summit Jovens que Inspiram, realizado neste fim de semana (26 e 27 de junho), contou com mais de 50 jovens de lideranças brasileiras e internacionais com ideias transformadoras que têm a premissa de mudar o mundo. A iniciativa da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade (https://www.diadedoarkids.org.br) tem como parceiros a LALA – Latin America Leadership Academy e Giving Tuesday Spark. 

A participação de mais de 30 pessoas convidadas, entre eles Carlos Aros (Jovem Pan), Edgard Gouveia (Jornada X), Marina Cançado (Forbes Under 30 e XP Investimentos) e Agatha Liz (Instituto Favela da Paz além da participação especial de Marlova Jovchelovitch Noleto (UNESCO), Carola Matarazzo (Movimento Bem Maior) entre outras lideranças nacionais e internacionais, enriqueceu o evento com experiências, inspiração e desafios. Os jovens aceitaram e colocaram a “mão na massa” produzindo um material colaborativo rico com soluções concretas.

O evento contou com o prestígio da Unesco, a diretora Marlova Jovchelovitch Noleto declarou que, “Todos nós podemos doar alguma coisa. Essa capacidade de doar algo nos torna melhores e mais completos.”

Para Rafael Breviglieri, Diretor Brasil da LALA, “Sempre nos enche de orgulho e esperança ver do que nossos jovens são capazes quando suas vozes são ouvidas e quando criamos oportunidades e removemos barreiras para que eles vivam todo seu potencial. Eventos como este renovam nossa crença de que é sim possível transformar o Brasil e a América Latina para melhor.”

Os jovens, divididos em ligas, apresentaram em pouco mais de 8 horas de evento, projetos que ajudem a transformar o mundo em um lugar melhor.

Para Marina Pechlivanis, idealizadora da Plataforma Para Gentileza e Generosidade, que criou o evento, “planejamos o Summit como um projeto-piloto. Tudo foi cocriativo: houve a contribuição dos jovens na definição de como deveria ser o formato do evento, assim como a participação de cada um dos parceiros na programação da experiência em todas as etapas. Após a realização, podemos dizer que criamos uma tecnologia sociotransformacional potente, capaz de inspirar, mobilizar e, principalmente ser colocada em prática.

Tudo virtual, em 24 horas, com jovens que não se conheciam antes do evento e realizaram o desafio de identificar problemas e trazer soluções em forma de projetos inteligentes e úteis, que merecem o olhar e o investimento de toda a sociedade. Replicar este ecossistema pode trazer conexão e engajamento para as novas gerações, que precisam ser ouvidas e precisam participar da mudança que querem ver no mundo”.

Para Dante Plush, do GivingTuesday Spark, este evento é um ato simbólico de coragem: “Todos estes jovens fazem a mudança, mesmo quem tem medo ou se sente inseguro. Eles tentam, eles vão atrás, eles não deixam esses sentimentos tomarem conta de suas ações.”

Rodrigo Pipponzi, Co-fundador Editora Mol, poiador e mantenedor da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade, comenta que segue apostando muito nessa geração e entende que a responsabilidade que esses jovens têm é muito grande: “Essa é uma geração que vai salvar esse planeta e eu sempre falo: não tem forma melhor da gente salvar o mundo do que a gente investir na geração que vai salvar o mundo, que são vocês”, declara. 

Além das práticas propostas, um dos pilares do webinar foi o lançamento da 2ª edição da pesquisa ‘3 coisas que eu quero melhorar no mundo’, que serviu como base para as propostas de soluções para os problemas sociais apresentados, além dos desafios dados aos participantes

Segundo dia de evento trouxe participações especiais 

No segundo dia de evento, após a divulgação do resultado da pesquisa  e da apresentação dos projetos dos jovens, era hora de ouvir e aprender.
Com participação de Marina Cançado, head de sustainable wealth na XP Private, o webinar ganhou um toque especial. Em cerca de 40 minutos Marina falou sobre seus projetos e carreira e impulsionou os jovens a investir em seus projetos. “Na minha vida inteira eu vivi isso, atuei em projetos deste tipo. É muito próspero ver, adolescentes de diversas partes do país inseridos neste tipo de ação. Este evento, webinar, encontro tem muito a nos ensinar.”

“Aprendi demais com os estudantes e com a equipe Educação para Gentileza e Generosidade. Uma iniciativa como essa do Summit é poderosa simplesmente porque investe nas pessoas, que são a nossa mais avançada tecnologia. Uma das maiores lições desses dois dias de encontro é que devemos ouvir os jovens e não presumir que sabemos o que é melhor para o futuro que está sendo construído por eles e para eles. Os estudantes, tanto na pesquisa divulgada quanto ao longo do evento, demonstraram sensibilidade e respeito com o outro, características que devem ser valorizadas cada vez mais.”, concluir Carlos Aros, jornalista da Jovem Pan e da MIT Technology Review Brasil, host do evento.

Os projetos apresentados durante o Primeiro Summit Jovens que Inspiram e a Pesquisa “3 coisas que eu quero mudar no mundo” podem ser vistos aqui: https://www.diadedoarkids.org.br/summit2021resultado

SOBRE OS PROJETOS:

Liga Girl Power – Evento de Mulher Para Mulher – consiste em direcionar jovens mulheres a buscar novos caminhos e se inspirarem em lideranças femininas. https://www.instagram.com/xligagirlpower/

Liga Gláuks – Projeto voltado a auxiliar jovens mães com mentorias para estudantes do ensino médio, além de workshops e rodas de conversa criando uma conexão entre as jovens e profissionais da saúde, professores e psicólogos. https://www.instagram.com/treinandocorujinhas/

Liga Partilhar – Projeto social para idosos carentes. Jovens cuidadores de idosos, voluntários se unem para partilhar histórias em 4 passos: 1) mapear asilos, 2)entrar em contato, 3)iniciar processo de inscrição de idosos e 4) acolhimento. https://www.instagram.com/liga_partilhar/

Liga Fênix – O projeto visa auxiliar a acessibilidade para pessoas surdas, promovendo a inclusão digital delas. https://www.instagram.com/ligafenixsummit/

Liga Jovens Criativos – focados na divulgação da cultura, os jovens expuseram suas ideias e a escolhida para a apresentação foi a criação de um projeto para facilitar o acesso das pessoas a atividades culturais de pequeno, médio e grande porte. https://www.instagram.com/liga.imagina.acao/