Mundo Empresarial

Estou de home office… e agora?

Dicas de como manter a concentração trabalhando de casa

Com o período de quarentena muitas pessoas estão precisando se acostumar a um novo formato de trabalho: o home office. O que para alguns já é habitual, para a grande maioria é um desafio a ser vencido. Dentre todas as dificuldades, a que se destaca é a falta de concentração que estar em casa provoca, seja por conta dos filhos, comodidade ou falta de hábito. Para ajudar na adaptação desse novo estilo de vida, a Weleda junto com a Dra. Giuliana Cividanes, psiquiatra e dona da clínica que carrega seu nome, separaram cinco dicas valiosas:

Siga uma rotina

Seguir a rotina de trabalho normal é uma boa maneira de se manter produtivo. Dessa forma, o cérebro entende que a vida está seguindo normalmente. Além disso, ter hábitos diários torna os dias de isolamento social mais leves e fáceis de lidar, porque mantemos a mente funcionando.

Crie o ambiente

Ter um lugar dedicado ao trabalho ajuda a manter a concentração nas atividades. Segundo a plataforma LinkedIn, um terço dos profissionais afirmaram que trabalham do sofá ou da cama quando estão em casa, e isso, além de ser extremamente prejudicial para a postura, dificulta o entendimento entre descanso e trabalho. O ideal é ter um ambiente na casa especial para as tarefas que evite as distrações.

Tire o pijama

Quando passamos o dia de pijama ou roupas confortáveis de mais, nosso cérebro entende que é um momento de relaxamento e descontração, e acabamos perdendo o foco no trabalho. Por isso, é importante logo que acordamos, colocar uma roupa de trabalho para entrar no mood e ter mais disposição.

Dê um tempo

Não se cobre tanto, é normal não termos foco 100% do tempo e é importante lembrar que está tudo bem. “Uma técnica muito utilizada é a do Pomodoro, em que você alterna entre 25 minutos de trabalho e cinco de descanso – assim o cérebro entenda que dentro de pouco minutos terá uma pausa e consegue se manter concentrado no tempo determinado” afirma a especialista. Vale ressaltar que fazer um horário de almoço regrado e saber a hora de terminar o trabalho é também necessário para que a mente esteja descansada e pronta para a próxima jornada.

Foco total

Mesmo com todas essas dicas, para algumas pessoas ainda será muito difícil manter o foco no trabalho durante esse período. Mas o problema pode ser melhorado com o uso de Stressdoron da Weleda, um medicamento antroposófico indicado no tratamento auxiliar do estresse, contribuindo para a recuperação das atividades de concentração e memória. Segundo a Dra. Giuliana “quando nosso organismo se encontra em alerta constante, como acontece em situações como essa da pandemia, é inevitável que ocorra um acúmulo de estresse. E ao ser prolongado, ele pode reduzir nossa capacidade mental, dificultando a manutenção do foco, da atenção e da produtividade”. Por diminuir o estado de estresse, o Stressdorom pode ser um importante aliado para quem precisa se concentrar no trabalho em casa. Produzido com ingredientes naturais e formulação exclusiva, o medicamento pode ser encontrado no e-commerce da marca http://www.weleda.com.br/ e das principais redes de farmácias.