Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio
Cultura Novidades

Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio

As inscrições para o 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio estão abertas no portal da ArtRio (http://artrio.art.br/premio-foco-inscricao). Destinado a artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira, a premiação quer estimular e reconhecer a produção artística contemporânea do país. O portfólio e o projeto a serem apresentados podem contemplar trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de plataforma de artes visuais.

Segundo Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco, principal patrocinador da feira pelo sexto ano consecutivo, o prêmio faz parte de um projeto ambicioso de fomentar toda a cadeia produtiva de arte. “O apoio à ArtRio representa a crença de que a cultura e a arte são fundamentais para o enriquecimento cultural de uma sociedade. O Prêmio FOCO Bradesco ArtRio viabiliza a descoberta e difusão da produção de artistas emergentes da arte contemporânea do Brasil”, analisa o executivo.

Bandeira Nacional # 7, obra de Jaime Lauriano, vencedora do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio 2016

A premiação do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio inclui residências em importantes instituições culturais e, também, a participação na ArtRio 2018, que acontece entre 26 a 30 de setembro, na Marina da Glória.

Além disso, cada artista premiado tem uma de suas obras doadas ao acervo do Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR.

 

 

As residências do 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio são:

– Rio de Janeiro (RJ) – Residência Despina

– Salvador (BA) – Residência SACATAR

– Havana (Cuba) – Residência Artista X Artista

Os três premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência.

Um Comitê Curatorial independente é responsável pela avaliação das inscrições e seleção dos premiados. A direção do Comitê é do curador do Prêmio, Bernardo Mosqueira. Participam também do Comitê representantes de cada uma das instituições de residência – Consuelo Bassanesi (Despina), Taylor Van Horne (SACATAR) e Lillebit Fadraga (Artista X Artista) – e a curadora Clarissa Diniz, do MAR.

As inscrições para o 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio são gratuitas e vão até 31 de maio de 2018 no portal www.artrio.art.br, onde também está disponível o edital.

Dúvidas serão esclarecidas através do email: premiofoco@artrio.art.br.

A apresentação dos três vencedores acontece no dia 27 de setembro, dentro da ArtRio 2018.

Edições anteriores – Vencedores Prêmio FOCO Bradesco ArtRio

Vencedores do Prêmio em 2017 – CL Salvaro, Ismael Monticelli e Iris Helena Araujo – com Brenda Valansi, presidente da ArtRio, e Bernardo Mosqueira, curador do Prêmio

2017

Cleverson Luis Salvaro

Iris Helena

Ismael Agliardi Monticelli

 

 

2016

Ivan Grilo

Jaime Lauriano

Romy Pocztaruk

2015

Beto Schwafaty

Carla Chaim

José Carlos de Mélo

2014

Anna Costa e Silva

Renato Hofner

Ricardo Castro

2013

Lucas Simões

Rafael RG

Alan Fontes