Bem Estar Saúde

Encontre o seu lado B

Ter um hobbie pode trazer diversos benefícios, inclusive para a saúde.

Você já parou para pensar em algo que você gosta de fazer e que realmente te faz feliz? Seja caminhar, ler um livro, ou até mesmo assistir seu seriado favorito. Não importa o que seja, em meio a correria da vida moderna, desacelerar é muito importante.Ter uma atividade de lazer que tire da rotina, é além de um excelente passatempo, uma ótima maneira de beneficiar a saúde. O psicólogo do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), José Palcoski, fala sobre o tema.

Qual é a importância de ter um hobbie?

Palcoski – O hobbie é a realização de uma atividade que não se encaixa diretamente com os afazeres do trabalho. Serve muitas vezes para diminuir o nível de estresse provocado pela responsabilidade e cobranças que existem no dia a dia. Portanto, serve para que possamos ter vias de escape, para podermos exercer  atividades únicas e exclusivamente prazerosas para nós.

O que um hobbie pode trazer de benefícios para a saúde?

Palcoski – Ter um hobbie vai trazer uma diminuição no nível de estresse, pois vai possibilitar a mudança do padrão de pensamento no momento de realização da atividade. Além disso, gera maior nível de alguns neurotransmissores, que proporcionam bem-estar e felicidade. Diminui a possibilidade de depressão e ansiedade, e de frustração pessoal. Pode ainda estimular atividades em grupo, o que possibilita ampliar a vida social, e melhorar a autoestima. No caso de atividades físicas, como participar de grupos de corrida, encontros de yoga ou qualquer outra atividade, além dos benefícios já citados, teremos melhoria em nossa condição física.

Em meio a vida corrida, como podemos achar um momento para fazer o que gostamos?

Palcoski – A falta de tempo na verdade não existe. O que existe é uma má organização deste, pois assim como eu, todos tem 24 horas em um dia. O que acontece é que acabamos dando prioridade para algumas atividades em detrimento de outras.

Para quem quer começar algo novo em sua vida, como deve escolher essa atividade?

Grande parte das pessoas não conseguem responder quais são as atividades que lhes agrada, que lhes gera divertimento. Diversão é o ato de desviar nossa atenção para coisas diferentes das que nos preocupam. Quando somos crianças a maioria das nossas atividades podem ser tidas como hobbie, pois nossas brincadeiras apesar de nos ensinar noções de regras e limites, geralmente são atividades de prazer e sem propósito profissional. Na fase adulta o ideal é que busquemos aquelas atividades que fazem  nos sentir bem e que também percamos a noção de tempo.