Mundo Empresarial

Empreender no mundo digital exige qualificação

Empreender no mundo digital não é sinônimo de sucesso. A distância a ser percorrida entre a tentativa de expor a marca e a conquista de negócios e de clientes exige qualificação e profissionalismo, sobretudo, após a migração exponencial do ambiente físico para o virtual devido à pandemia da Covid-19. São diversas plataformas de e-commerce, redes sociais e marketplaces disponíveis na internet, mas sem conhecimento, modelo de negócios e estratégia, os riscos de insucesso são ampliados.

Empreender exige qualificação

Para os especialistas em monetização de empresas na internet, Luciana Duarte e Fernando Cartier, o cenário atual demonstra que não basta apenas vontade e investimento, é preciso  profissionalização, caso contrário, o trabalho caminha para o amadorismo. “É possível atrair muitas oportunidades através da internet, mas sem o profissional qualificado o resultado poderá ser inócuo”. Isso significa ter experiência e conhecimento de uma série de fatores, desde princípios básicos de marketing digital, passando por modelos de negócios, perfis das redes sociais, estratégias digitais e ferramentas tecnológicas até o perfil do cliente.

.

Nesse sentido, investir na profissionalização do capital humano é estratégico para empreender em todos os portes. “Certamente, as empresas podem terceirizar esse serviço. Entretanto, se o responsável não tiver conhecimento sobre o tema como poderá nortear a agência a realizar o trabalho que realmente deve ser feito?”, questionam os especialistas, que ponderam que ao contratar um prestador de serviços é importante que a companhia trabalhe com decisões assertivas e não opiniões sem fundamento.

A qualificação de pessoas possibilitará também resolver duas questões fundamentais quando se trata de monetizar no mundo digital: o modelo de negócios a ser adotado para atrair clientes, realizar vendas ou fechar contratos e as tecnologias disponíveis para a aplicação dessa finalidade.

Confira mais sobre empreendedorismo com outra matéria do Believe: Quer Empreender? Conheça Livros Recomendados Por 14 CEOs E Empresários De Sucesso