Mundo Empresarial Novidades

Empreendedorismo feminino é destaque em novo Estudo de Caso do meuSucesso.com

Sob o comando das empresárias Janete Vaz e Sandra Costa, o Laboratório Sabin se tornou referência em inovação e gestão no País

Empoderamento, representatividade e parceria são apenas alguns dos adjetivos que descrevem a parceria entre as empresárias Janete Vaz e Sandra Costa. A trajetória que começou na década de 70 e que deu origem ao Laboratório Sabin é um exemplo de como as mulheres podem e devem fazer história no universo empreendedor. Com a união de habilidades de gestão empresarial e conhecimentos científicos, as duas construíram pouco a pouco um império inovador em um segmento antes marcado pelo tradicionalismo.

Quando iniciaram o negócio, as empreendedoras tinham como cenário um mercado de laboratórios dominados, em sua maioria, por médicos, homens e professores de faculdade de saúde com forte influência no setor. Dessa forma, o principal desafio da dupla era tornar a marca reconhecida nesse mercado, mostrando a credibilidade do negócio. As duas contam que a estratégia foi oferecer então diferenciais que seus concorrentes não tinham, como horário de atendimento à tarde — quando os tradicionais ofereciam seus serviços de coleta apenas pela manhã. O Sabin também foi um dos pioneiros na implementação de sistemas informatizados, permitindo assim a divulgação dos resultados pela internet.

Atualmente, o Laboratório Sabin conta com mais de quatro mil colaboradores, 225 unidades de atendimento e fatura mais de R$ 800 milhões por ano. A empresa também é considerada uma das melhores empresas do País para se trabalhar, segundo a Revista Você S/A. O laboratório conta também com a chancela ISO 9000 de qualidade, que deu ainda mais credibilidade à companhia, além de outras diversas certificações, como a SA 8000, consolidando a reputação em temas como responsabilidade social e gestão de pessoas.

Além das dificuldades enfrentadas para oferecer ao mercado um serviço reconhecido por sua qualidade, Janete e Sandra também tiveram que lidar com o preconceito sofrido por serem mulheres em um mercado dominado por homens. Por isso, uma das principais preocupações do Sabin é promover o empreendedorismo feminino. Atualmente 70% do quadro de funcionários da empresa é composto por mulheres e, 74% das lideranças da empresa também são femininas.

Com o passar dos anos, as duas sócias se tornaram símbolos do empreendedorismo no Brasil, principalmente por fomentarem isso dentro e fora de sua empresa. Janete e Sandra desenvolveram iniciativas como o Mulheres do Brasil, projeto que reúne mulheres de diversos segmentos em todo o território nacional para mensalmente discutir e propor ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

Exemplo de empreendedorismo feminino

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017, realizada pela parceria entre Sebrae e IBQP, no último ano o Brasil registrou 24 milhões de mulheres empreendedoras. E, acreditando no potencial do empreendedorismo feminino e na importância de um debate que incentive a representatividade das mulheres no mundo dos negócios, o meuSucesso.com se dedica a compartilhar a história de parceria entre as empresárias Janete Vaz e Sandra Costa.

“O Laboratório Sabin é um grande case de empoderamento e empreendedorismo feminino, aspectos que têm ganhado cada vez mais relevância no Brasil e que foram brilhantemente explorados pela Janete Vaz e pela Sandra Costa em uma época em que pouco se falava sobre isso”, avalia o diretor do meuSucesso.com, Leo Bossan.

Tema do mais novo Estudo de Caso do meuSucesso.com, a trajetória do Laboratório Sabin será estudada por meio do documentário Influenciadoras. O conteúdo será dividido em sete episódios, que serão acompanhados da First Class – aulas técnicas sobre cada assunto abordado. A estreia será no dia 23 de julho. “Todo o documentário traz insights valiosos sobre liderança e gestão de negócios. Além disso, todas as aulas com especialistas, as First Class, foram realizadas apenas com professoras mulheres para ressaltar a representatividade feminina que é tão evidente no Estudo de Caso das duas empreendedoras”, afirma Bossan.

PROGRAMAÇÃO – EPISÓDIOS E FIRST CLASS

Aula 1

Tema: Empreendedorismo Feminino

Professora: Dani Junco

Dani Junco é CEO e uma das sócias-fundadoras da B2mamy, aceleradora dedicada a selecionar mães empreendedoras de alto impacto, com experiência em Gestão, Inovação e Marketing e foi uma das selecionadas para o programa de aceleração 10.000 mulheres Goldman Sachs (FGV).

Aula 2

Tema: Relacionamento com o colaborador: como liderar seu time

Liderança compreensiva

Professora: Thatiana Cappellano

Especialista em Semiótica Psicanalítica (estudo da Clínica da Cultura) pela PUC de São Paulo, Tathiana Cappelano tem extensão em Comunicação Corporativa pela FGV, sendo bacharel em Relações Públicas pela FAAP. Atua no mercado de comunicação desde 2000. Atualmente é Vice Coordenadora da Habilitação em Relações Públicas da FAAP onde também é Coordenadora e Professora na Pós-Graduação em Comunicação Interna. É coautora do livro “Comunicação Corporativa: Imagem e Reputação Favorável” e “Comunicação com Empregados: A Comunicação Interna sem fronteira”

Aula 3

Tema: Inteligência Relacional – a importância de realizar conexões de valor

Professora: Ana Artigas

Ana Artigas é palestrante, psicóloga, coach, consultora e professora de MBA em Gestão de Pessoas. MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, Pós-Graduada em Treinamento de RH e em Gestalt. Realiza seminários e palestras abertas e in company. Especializada em pessoas, desenvolveu o conceito de Inteligência Relacional (IR). Grande experiência nas áreas de avaliação de potencial (Caliper), treinamento, desenvolvimento profissional, gestão de pessoas e gestão por competências.

Aula 4

Tema: Design Thinking na Gestão das Emoções

Professora: Rita Macedo

Rita Macedo tem mais de 20 anos de experiência profissional nos segmentos industrial, comercial e de serviços, em empresas nacionais e internacionais, abrangendo as áreas de Marketing e Vendas. Graduada em Comunicação Social com extensões em educação continuada em Línguas, pela New York University. Certificação Internacional pela Cambridge University – CELTA. Certificação como Coach Executivo e Empresarial, pela ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial.

Aula 5

Tema: Educação Financeira

Professora: Ju Lopes

A empresária Ju Lopes está há mais de 10 anos a frente do Financeiro da Injoy Marketing. Mentora em eventos de Startups, ajudando em modelo de negócio, precificação e pitch com foco em investimento. É Co-Founder e CFO da B2mamy, a primeira aceleradora que prepara e conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação.

Aula 6

Tema: Estratégias de Comportamento disruptivo e inovador

Professora: Alice Salvo

Desde o ano 2000, Alice Salvo trabalha com tecnologia e, desde 2006, atua como empreendedora. Primeiro, com a agência digital Objecta e, depois, com o blog O Pulo do Gato. Graduada na UFMG, com especialização na PUC-SP. Participou do programa 10.000 Women, promovido pelo Goldman Sachs e FGV-SP, em 2010. É também cofundadora da Rede Mulher Empreendedora, rede sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para o sucesso das empreendedoras brasileiras.

Aula 7

Tema: Como a liderança feminina revoluciona o universo corporativo

Professor: Marcela Quiroga

Marcela Quiroga tem mais de 30 anos de experiência na área comercial, gerenciando equipes de mais de 18 mil revendedores da Natura nos estados de São Paulo, Bahia e Sergipe.


Sobre o meuSucesso.com

Fundado por Flávio Augusto da Silva, o meuSucesso.com é uma plataforma digital que desenvolve conteúdos próprios a partir da máxima de que o sucesso é uma ciência que pode ser aprendida e absorvida de forma leve, com linguagem acessível, e a partir do compartilhamento da prática e da história de vida de empreendedores que já trilharam caminhos bem-sucedidos.

Com mais de 200 horas de conteúdo didático produzido e a partir de entrevistas e aulas densas, empresários, estudiosos e especialistas se tornam fonte de inspiração e de conhecimento para quem está dando seus primeiros passos no empreendedorismo. O meuSucesso.com já dissecou os cases de Carlos Martins (Wizard), Facundo Guerra (Grupo Vegas), Ozires Silva (Embraer), Thái Nghiã (Goóc), Gustavo Caetano (Sambatech) e Alair Martins (Grupo Martins). Operando via assinatura, cada estudante passa a ter acesso também a cursos práticos de inúmeras disciplinas, fóruns e encontros presenciais, formando uma rede de relacionamento exclusiva.