Mundo Empresarial

Empreendedorismo e estímulo à economia local é a proposta da Feira de Oportunidades Digital

Entre ação social e entretenimento, evento online fomenta o marketplace Ailos Aproxima

Desde que o mundo se viu obrigado a alterar rotinas frente à pandemia da Covid-19, empreendedores dos mais diversos segmentos e países enfrentam desafios para manterem-se firmes diante de um novo cenário econômico. Os clientes que um dia foram habituais, passaram a redirecionar o consumo para bens considerados por eles mais essenciais e, com isso, negócios que até então eram promissores se viram obrigados a diminuir equipe, demandas e, até em casos mais extremos, fechar as portas.

Para contribuir com a retomada da economia, surgiram diversas iniciativas de suporte aos empreendedores. No Sul do Brasil, o Sistema Ailos criou o movimento Negócio Local é Bom Negócio para Todos. A ideia é simples e eficaz: tem como objetivo criar ações para apoiar a economia das comunidades. Entre as ações pensadas a empreendedores e seus negócios está a plataforma Ailos Aproxima, que é uma grande vitrine online, criado em abril de 2020, em que cooperados expõem seus produtos e serviços de forma gratuita. O Ailos Aproxima está totalmente ligado a uma outra iniciativa sistêmica realizada há onze anos, a Feira de Oportunidades, que em 2020 chega ao formato digital.

A junção Feira de Oportunidade com o Ailos Aproxima é vista como mais um reforço pós-pandemia a empreendedores como Guilherme Santos Chella, sócio proprietário da Chella Farmácia, em Curitiba-PR. Cooperado da Viacredi desde o primeiro semestre deste ano, o empresário procurou a cooperativa durante o período da pandemia. “Minha experiência com a Viacredi tem sido muito positiva porque é diferente de um sistema de banco tradicional. Temos parceiros que nos auxiliam, especialmente neste momento difícil que prejudicou tantas pessoas. Vejo que a Feira é uma chance para aumentar o networking e conhecer outros cooperados. Estou realmente muito ansioso pelo meu primeiro ano no evento”, relata o empreendedor.

Se antes a feira concentrava estandes em ginásios e pavilhões, agora é a vez de um evento totalmente on-line, em que a comunidade pode conhecer e prestigiar os expositores através do Ailos Aproxima. Durante os três dias de feira, os visitantes poderão conhecer e contratar os produtos e serviços mais próximos de sua região, valorizando o comércio local, além de participar, no conforto de seus lares, de um evento completo com diversas atrações culturais e apoiar a ação social que será realizada. As quatro cooperativas realizadoras da Feira de Oportunidades Digital, Acredicoop, Credifoz, Viacredi e Viacredi Alto Vale acreditam no potencial da plataforma, que apresentará na feira a novidade do fechamento do negócio por pagamento via cartão e contratação do envio de mercadorias via correios.