Mundo Empresarial

Empreendedores de micro e pequenas empresas de Piraquara passam a contar com o Escritório de Compras

O atendimento será direcionado para capacitar empresários e ampliar a competitividade e possibilidades de negócios

O município de Piraquara recebeu nesta quarta-feira (28), o 15ª Escritório de Compras instalado no Paraná. A iniciativa visa aproximar as micro e pequenas empresas da cidade ao setor governamental, que continua demandando das mais variadas compras mesmo durante a pandemia. A capacitação de empresas e o acesso a esse mercado institucional favorece o desenvolvimento do próprio município ao valorizar o empresário de Piraquara e fortalecer a economia.

De acordo com dados do portal Compra Paraná, o município de Piraquara compra de micro e pequenas empresas o valor de 260 milhões ao ano, mas, apenas 23 milhões, correspondentes a 9% do total, são comprados de pequenos negócios locais. Com a atuação e instalação de um Escritório de Compras no próprio município, a expectativa é de ampliação de 5%, ou seja, um acréscimo de 13 milhões comprados de empresas da cidade, ao ano.

Para o consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Viana, o auxílio prestado pelo Escritório aos empreendedores de Piraquara amplia as possibilidades de negócio em tempos de pandemia. De acordo com ele, o atendimento é focado na informação para o preparo de empresas para qualquer licitação.

“O grande propósito é que seja um canal que ajude o empreendedor a entender a linguagem da licitação, esclarecer sobre legislação e outros componentes. É como se fosse um tradutor dos editais de licitação, desmistificando o processo e gerando oportunidades”, pontua Viana.

No Escritório de Compras de Piraquara, o empreendedor poderá contar, gratuitamente, com oficinas de atendimentos coletivos e sobre como participar de licitações, além de palestras, cursos e pacotes de capacitação. O espaço também busca auxiliar o planejamento de compras do município, para que, dessa forma, o empresário tenha acesso a um caderno de oportunidades com as demandas que a cidade apresenta, divididos por mês e outros fatores.

O dinamismo econômico gerado pela compra-venda de produtos ou serviços dentro de Piraquara beneficia tanto o empreendedor quanto o próprio município, do ponto de vista da arrecadação tributária e da qualidade do serviço prestado. O efeito cascata do dinheiro em movimentação dentro do município também auxilia na qualidade da vida da população, fortalecendo a economia.

“O Escritório amplia a concorrência de empresas nos processos licitatórios e pregões, fomentando a competividade. Além disso, também impulsiona o mercado de compras públicas para que os recursos fiquem no município, fortalecendo as empresas principalmente nesse período de crise econômica”, analisa o atendente do escritório de compras de Piraquara, Paulo Cardoso Neto.

Para contatar o Escritório de Compras de Piraquara, os empreendedores podem acessar o link, ou ir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Piraquara, na Av. Getúlio Vargas, número 81, no centro da cidade. A iniciativa integra uma ação estadual do Sebrae/PR, em parceria com Fopeme, Fampepar, Faciap, Fecomércio PR, TCE-PR e Observatório Social do Brasil. Em Piraquara, a Prefeitura Municipal e Aciap são parceiros na instalação.