Cultura Saúde

Em meio à pandemia da COVID-19, décima edição do prêmio Picture of The Year Latam inclui categorias com foco em saúde

Parceria com a Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, permitirá premiar imagens sobre desafios e lições aprendidas na área da saúde em 2020

Pela primeira vez em sua história o prêmio Picture of the Year Latam (POY Latam), concurso de fotografia mais prestigiado da América Latina, incluirá categorias especiais sobre saúde e ampliará seu público-alvo para fotógrafos amadores e independentes. A ideia é obter imagens com visões diversas e permitir uma reflexão profunda sobre os desafios e lições deixados pela nova realidade imposta pela pandemia de SARS-COV-2. Fotógrafas e fotógrafos do Brasil que tiverem interesse em participar podem se inscrever pelo site do prêmio de 30 de novembro a 2 de janeiro de 2021. Os vencedores serão anunciados no início do ano que vem.

Na sequência da crise de saúde pública causada pela COVID-19, a décima edição da premiação será enquadrada por um ano que trouxe uma série de aprendizados à região, sendo um dos mais importantes o de que a saúde global deve ser uma prioridade para toda a sociedade. “Entendemos que o contexto atual tem paralisado uma série de assuntos, mas a saúde não é um deles. Por esta razão, decidimos unir esforços com a Janssen, uma empresa reconhecida por sua trajetória e liderança no mundo da saúde”, afirma Pablo Corral, fotojornalista, escritor, artista, gestor cultural e líder do POY Latam.

O concurso será feito em uma parceria com a Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, que lidera, no Brasil, a campanha #TudoBemTratar. A iniciativa criada pela empresa tem o objetivo de dar visibilidade e apoio aos pacientes que sofrem de outras doenças além da COVID -19, como o câncer, e que, pela pandemia, tiveram impacto em seus diagnósticos, consultas médicas, acompanhamento e tratamento. “Durante esta emergência sanitária muitas atividades foram paradas em todo o mundo, mas devemos lembrar que há milhões de pacientes que não podem deixar sua saúde esperando. As consequências de não se tratar ou consultar devidamente um profissional de saúde têm sérios impactos a curto e longo prazo para essas pessoas e para os sistemas de saúde”, diz Diana Panqueva, líder de Comunicação e Public Affairs da Janssen América Latina.

Novas categorias

Pela parceria com a Janssen, além das categorias tradicionais do prêmio, foram incluídas quatro novas dedicadas à saúde, para profissionais da fotografia, e três para amadores; estes últimos poderão participar do concurso, publicando os seus trabalhos no Instagram.

As categorias “pacientes”, “cuidadores”, “saúde mental” e “enfrentar a pandemia” procuram dar visibilidade aos desafios enfrentados por milhões de pacientes, ao admirável trabalho realizado por profissionais da medicina, enfermagem e cuidadores em geral, bem como à importância de dar continuidade ao cuidado com outras doenças e à necessidade de proteger a saúde mental nestes tempos de pandemia.

“Estabelecemos esta parceria com POY LATAM porque confiamos e admiramos o trabalho feito na América Latina durante a última década e temos certeza de que sua plataforma nos permitirá mostrar ao mundo a realidade da saúde por meio da arte, neste caso, a fotografia”, conclui Diana Panqueva.

O júri da edição de 2021 contará com a participação do diretor regional da National Geographic para a América Latina, Gael Almeida; Gisela Volá, fotógrafa, professora, curadora e cofundadora da Sub, uma cooperativa de fotografia fundada em 2004 em Buenos Aires; Daniel Rodrigues, fotógrafo português e último vencedor da World Press Photo; e Magdalena Herrera, diretora de fotografia da GEO FRANCE. A avaliação das fotografias será feita de 14 a 17 de Janeiro e as de vídeo e web de 21 a 24 de Janeiro. Os vencedores serão anunciados no início de 2021.

Para mais informações sobre o concurso e inscrição, acesse: https://poylatam.org/#Concurso

Para saber mais sobre a campanha #TudobemTratar, acesse: https://www.janssen.com/brasil/blog/tbt