Cultura Educação

Drive-Thru Solidário arrecada 2,6 toneladas de alimentos em doações

Evento foi feito como parte da tradicional recepção ao novos alunos do Mackenzie

Como parte dos eventos da Recepção Solidária aos novos alunos, e seus responsáveis, do semestre 2020/2, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), em parceria com o Mackenzie Voluntário e com os Diretórios Acadêmicos mackenzistas, realizou o Drive-Thru Solidário nos dias 15 e 22 de agosto. A ação visava arrecadar alimentos, roupas e itens de higiene para doar a instituições de apoio a pessoas carentes e também distribuir os kits de calouros, dando boas-vindas aos novos mackenzistas. Ao todo, foram arrecadados 2,6 toneladas de doações e foram entregues cerca de 600 kits para calouros .

No último dia do evento, a ação foi realizada nos três campi da UPM, em Higienópolis, Campinas e Alphaville. Os alunos passavam de carro ou a pé, acompanhados de amigos, familiares e até mesmo de seus pets, e recebiam o kit de boas-vindas, além de poderem doar os itens citados. O Drive-Thru Solidário foi realizado por conta das medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia de covid-19.

.

O objetivo, além da ação solidária, era permitir que os novos estudantes tivessem um primeiro contato com a Universidade. A caloura de Direito, Debora Fernandes Santos, passou com a família para deixar sua doação e deixou bem evidente a empolgação com o começo do curso. “É legal saber que estamos entrando na faculdade, é difícil por estarmos a distância, mas achei legal a iniciativa de fazer uma recepção ajudando ao próximo e fazendo uma comemoração para os ‘bichos'”, disse. A nova aluna chegou orgulhosa ao evento, com a palavra “Mack” pintada na testa.
“A família mackenzista é solidária, a recepção tinha que ser calorosa e tinha de mostrar que estamos ajudando o próximo”, diz a assistente de Projetos Sociais do Mackenzie Voluntário, Helena de Oliveira. O evento contou com a participação e apoio intenso dos Diretórios Acadêmicos: DCE, CAHL, CAJMJR, CALPJR, DAEG e DATEM.

Para o coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PREC, professor Cristiano Camilo Lopes, fazer um ação solidária como um primeiro contato do aluno com a Instituição foi uma oportunidade de apresentar o espírito mackenzista para os calouros, inlcusive com a participação dos veteranos dos Diretórios. “Diz respeito ao DNA do Mackenzie de não só olhar para as questões internas, como também ser sensível à realidade à nossa volta, às demandas da sociedade”, afirma.

.

O gerente de Responsabilidade Social do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Joer Correia Batista, acredita que o Drive-Thru é uma oportunidade de aprendizado para os alunos, para que eles “desenvolvam como uma característica pessoal e profissional, em que contribuem com tempo, conhecimento, serviço e bens para atender e lidar com problemas que estão em nosso entorno e são nossos também”, conclui.

Ao longo do semestre, enquanto a pandemia perdurar, a ideia do Mackenzie Voluntário é realizar novas edições do Drive-Thru Solidário, porém com apoio de outras unidades do Mackenzie, como o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM).