Bem Estar Educação

Conheça seis incríveis benefícios do yoga para crianças!

Equilíbrio e saúde. Esses são os princípios básicos do yoga para todas as idades. A milenar filosofia traz inúmeros benefícios para a vida de todos que a praticam e é indicada para qualquer pessoa. No entanto, segundo a professora formada pela Escola de Yoga Shanti Om, Débora Cristina S. C. Molon e autora da obra O Pequeno Yogue, lançamento do Grupo Editorial Edipro, o yoga quando iniciado na primeira infância tem resultados muito melhores, pois influenciam e ajudam no desenvolvimento cognitivo e físico da criança.

Como um aliado para os pais e responsáveis que querem ajuda na formação das crianças, o simpático personagem, Pequeno Yogue, criado por Debora Cristina e ilustrado pelo designer gráfico Roberto Lanznaster, apresenta de forma lúdica e didática as 13 posturas do yoga que os pequenos devem seguir para se espreguiçar como um gato ou ficar imóvel como uma montanha.

Confira abaixo 6 incríveis benefícios da milenar filosofia para os pequenos:

  1. Controle das emoções: uma das premissas para a prática do yoga é o controle das emoções. Por meio da respiração as crianças vão aos poucos aprender a relaxar o corpo e a mente, deixando-as mais tranquilas e harmoniosas para enfrentar os diferentes desafios da vida.
  2. Gentileza: quem segue os princípios do yoga aprende a não gerar violência. Não ser violento ao falar, ao agir, no pensar e até no momento de praticar as posturas para não se machucar, ou seja, ser gentil e sereno.

  3. Autoestima e confiança: ao executar as posturas os pequenos desenvolvem foco e força e, com isso, ganham confiança em seus atos. Além disso, descobrem suas capacidades a cada nova postura e naturalmente aumentam a autoestima e a confiança em si mesmos.

  4. Ansiedade e estresse: o yoga pode ajudar a eliminar o estresse e diminuir os níveis de ansiedade em crianças mais nervosas quando praticado regularmente e inserido em uma rotina saudável. Neste contexto, a filosofia milenar deve ser ensinada como algo além da prática de posturas e sim como uma filosofia de vida, uma nova forma de estimulo para paciência e equilíbrio.

  5. Mudança de comportamentos: além dos benefícios de comportamento para crianças mais ansiosas e nervosas, o yoga traz outros ensinamentos para os pequenos com comportamentos antissociais. A prática pode estimular o convívio consigo mesmo e coletivo, desperta a gentileza e cuidado por tudo ao seu redor, bem como ensinar a ter pensamentos positivos.

  6. Aumento da consciência corporal: como uma brincadeira, os pequenos podem seguir as posturas ilustradas pelo designer gráfico, Roberto Lanznaster na obra O Pequeno Yogue que vão de um gato se espreguiçando até uma montanha imóvel! Desta maneira divertida com diferentes movimentos, eles aumentam a sua consciência corporal e aprendem a respeitar seus limites.