Bem Estar Cultura Educação

Comovidos com a pandemia, alunos do Colégio Bom Jesus São José, em São Bento do Sul (SC), vão prestar homenagem a profissionais de saúde

Eles escreveram 328 cartas de apoio nominais que serão entregues no dia 7 de maio, às 10h30

Os 316 alunos do Colégio Bom Jesus São José, em São Bento do Sul (SC), vão fazer uma homenagem aos profissionais que trabalham no Hospital Sagrada Família, no dia 7 de maio. Eles escreveram cartas nominais de apoio, motivação e agradecimento para os funcionários que estão enfrentando ainda mais desafios no período de pandemia. As cartas serão entregues no Colégio e devem ser recebidas por apenas um dos diretores do hospital para evitar aglomerações.

A gestora do Colégio Bom Jesus São José, Cristiane de Souza Gonçalves Litzinger, explicou que a ação reforça a união entre os valores franciscanos na educação e o humanismo, que são os maiores focos do Bom Jesus. A produção das cartas aconteceu nas aulas de Português da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Como parte da homenagem, uma faixa será estendida em frente ao hospital com palavras de agradecimento. “Os profissionais da saúde abdicam de suas famílias, amigos, para cuidar de todos nós. Por isso, precisamos dar a eles esse apoio emocional”, ressalta a gestora. Ela também lembra que a entrega aos profissionais do Sagrada Família vai simbolizar o apoio e a preocupação por todos os outros trabalhadores da saúde da cidade. “A faixa ficará exposta para a comunidade se solidarizar com todos os profissionais da saúde”, observa Cristiane.

A estudante do Ensino Médio Laura Monteiro de Castro escreveu uma das cartas. Ela disse que participar da homenagem foi gratificante e motivou todos os alunos ainda mais à solidariedade, pois puderam fazer uma reflexão sobre o momento difícil pelo qual as pessoas estão passando, especialmente quem trabalha na linha de frente de enfrentamento de doenças. “Essas pessoas estão incansavelmente dedicando suas vidas para salvar a vida do próximo, abdicando de momentos com a família para salvar outras famílias, dando o máximo de si para que tudo ocorra da melhor forma possível. Merecem todo o nosso reconhecimento por esse esforço que fazem para todos nós há mais de um ano”, afirma a estudante. Em sua carta, Laura agradeceu o funcionário que ela vai homenagear ressaltando a sua coragem “Eu agradeci pelo trabalho cansativo de todos eles e por não terem abaixado a cabeça diante da dificuldade. Eu disse também para eles se manterem fortes e não perderem a esperança porque dias melhores virão e tudo ficará bem”, afirma.

A assessora pedagógica do Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus São José, Taísa Helena Mião de Figueiredo Santos, contou que os alunos abraçaram tanto a ideia da homenagem que mesmo aqueles que estão tendo aulas remotas fizeram questão de participar. O marido dela, Renato de Figueiredo Santos, é um dos trabalhadores do Hospital Sagrada Família, um motivo a mais para Taísa se emocionar com as homenagens. “Eu tenho acompanhado muito de perto todo o esforço deles, a dedicação de todos os funcionários. É muito sofrido, principalmente nos momentos de perdas”, relata. 

O coordenador do Programa Bom Jesus Social, frei Claudino Gilz, ressalta a importância da sensibilidade de todos nesse momento tão difícil pelo qual as pessoas estão passando, especialmente aqueles mais vulneráveis economicamente. Somado a isso, ele salienta a importância da homenagem aos profissionais da saúde, que encontram forças, todos os dias, para salvar vidas. “É uma homenagem humilde, mas fraterna, de solidariedade, de muito amor, otimismo e esperança de que dias melhores virão”, afirma o frei Claudino.