Bon Vivant Cultura

Como fazer uma festa junina em casa com sua família

Decoradora e especialista em eventos dá 9 dicas práticas 

A festa junina é uma das maiores tradições brasileiras.  “Já pela segunda vez durante a pandemia não ocorrem festas de ruas,  igrejas, colégios, clubes, etc.  Mas é possível não deixar passar essa época sem um evento seguro e intimista em casa”, afirma Luciana Marquez, decoradora e especialista em eventos.  

Luciana dá nove dicas fáceis e práticas para você preparar uma festa em casa:

  1. Usar na decoração madeira, chapéu de palha,sisal, tecidos de juta, chita ou xadrez para jogo americano, toalha de mesa, guardanapos e bandeirola. Basta recortar e desfiar as laterais. O tecido também pode ser usado para amarrar um vidrinho ou garrinha para colocar flores. É possível inclusive misturar esses tecidos e vale até mais de uma estampa de chita. A festa junina requer uma decoração com cores quentes, mais ousada, alegre, colorida e ao mesmo tempo rústica. 
  2. Aproveitar as comidas típidas na decoração. Por exemplo: usar paçoca ou docinhos no chapeuzinho de palha, colocar algumas espigas de milho com a casca para decorar, amendoim com casca…
  3. Colocar amendoim em vidro descartável com tampa e decorar a tampa com tecido de chita e amarrar com sisal. 
  4. Preparar plaquinhas de papel tipo bandeirola coloridas, colar num palito e usar com tag para doces. Também pode escrever frases divertidastípicas de festa junina como “Isso aqui tá bão demais da conta sô, olha a chuva, Eita trem bom, Arraiá do …”.
  5. Fazer bandeirola de juta, cartolina ou papelão e colar uma chita em formato de coração. Dá até para escrever um nome com as letras. 
  6. Fazer uma luminária com milho de pipoca e vela, dentro de um vidro reciclado. Ou usar uma espiga de milho seco como castiçal. 
  7. Fazer uma fogueirinha com pau de canela ou toquinhos de madeira. 
  8. Usar flores como Girassol ou Margarida ou Crisântemo para decorar. 
  9. Envolver as crianças na decoração da festa junina.”

“A ideia é aproveitar o que tem em casa e usar a criatividade para customizar sua festa de firma segura e com a família, em casa”, conclui Luciana Marquez .