Bem Estar Novidades

Como fazer o planejamento pessoal para 2021?

Fim da Pandemia e Vacina são sonhos coletivos e não são motivos para não planejar o desenvolvimento pessoal

Quando vamos nos aproximando do final do ano, com ele vem as metas para o próximo ano. Os objetivos passam a ser traçados, desde um novo emprego, aumentar a família ou mesmo emagrecer. Junto com o planejamento do próximo ano, vem a reflexão do que vivemos.

O ano de 2020 tem sido de muito aprendizado. Empresas se redesenharam para atender de uma forma nova, os escritórios migraram para home office e as aulas foram online. Precisamos nos adaptar ao novo normal rapidamente. E 2021, como será?

Para a psicóloga clínica que segue a abordagem da Psicoterapia Positiva, Luciana Deustcher, quando se trata de fim de ano de modo prático e objetivo, ou mesmo somente de forma inconsciente a fazer novos planos, traçar novas metas para o novo ano que se iniciará em breve. “Em 2020 não é diferente, temos sonhos para 2021, que vão além dos desejos coletivos pela vacina ou pelo fim da pandemia”, ressalta.

Luciana Deutscher, psicóloga clínica

No entanto, muitos se questionam sobre os nossos outros sonhos e desejos e como poderemos realizá-los em 2021 ainda vivendo nesse cenário de Pandemia? “Temos conquistas pessoais e profissionais que não devem ser deixadas de lado”, esclarece Luciana. A psicóloga orienta que seja realizada uma lista de agradecimento por estarmos vivos, pelas coisas positivas que vivenciamos e pelos aprendizados que tivemos. “Alegre ou triste, o ano de 2020 nos ensinou muitas coisas, basta se permitir olhar pra trás e refletir sobretudo pelo que se passou e pelos obstáculos e desafios que conseguiu transpor nesse cenário atípico”, reforça.

“É necessário trazer à consciência os pontos importantes e como reagimos a tudo que aconteceu, só assim, conscientes, poderemos planejar 2021, desenhando estratégias, analisando as perspectivas e, mais do que tudo tendo conhecimento dos nossos pontos fortes e consciência dos aspectos positivos que vivenciamos”, explica.

Para Luciana, quando tomamos consciência dos aspectos positivos e de como superamos os obstáculos aumentamos nossa capacidade de lidar com situações difíceis e nos tornamos ativos na busca pela superação do que nos deixa vulneráveis e nos coloca em risco. “Sonhe, planeje, trace estratégias para alcançar suas metas e realizar seus sonhos e objetivos para 2021 mesmo nesse cenário de pandemia. Afinal, você está vivo e conseguiu reagir ao que era inesperado em 2020”, finaliza.